PRF flagra centenas de irregularidades em caminhões durante operação em Santa Catarina

por Blog do Caminhoneiro

Na última sexta-feira foi encerrada a 15a OTEPP – Operação Temática de Fiscalização do Transporte de Produtos Perigosos, pela Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina. O objetivo da operação é garantir o transporte correto e seguro de cargas classificadas como perigosas.

Participaram da operação 24 policiais, de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, entre os dias 1º e 12 de março, e as fiscalizações foram realizadas principalmente na região oeste de Santa Catarina, na BR-153, em Concórdia e Água Doce e na BR-282 em Xanxerê e Maravilha.

Durante a operação, foram fiscalizados 496 caminhões, onde foram constatadas 653 irregularidades quanto à legislação específica sobre produtos perigosos e outras 218 relativas ao Código de Trânsito Brasileiro.

Além de oferecer risco ao motorista que as transporta, as cargas de produtos perigosos podem causar sérios danos ao meio ambiente em caso de acidente ou vazamento, com possibilidade de explosões ou incêndios. Por isso, todo cuidado é pouco no transporte destas substâncias: há um conjunto de normas específicas que prevê equipamentos de proteção obrigatórios e procedimentos de segurança a serem seguidos em caso de emergências.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!