Scania via começar a usar aço fabricado sem emissão de CO2 a partir de 2024

por Blog do Caminhoneiro

A Scania fechou uma parceria para uso de aço produzido de forma mais ecológica com a empresa H2 Green Steel. Henrik Henriksson, que foi CEO da Scania por cinco anos, é o presidente da nova empresa.

A siderúrgica está sendo construída na região de Boden, na Suécia, e vai produzir aço com menores emissões de dióxido de carbono, cerca de 95% menos, graças a um novo sistema de produção e uso de hidrogênio produzido com eletricidade de hidrelétricas e usinas eólicas.

A Scania espera que a parceria irá fortalecer a posição da indústria sueca como líder na descarbonização.

“Claro, isso também fortalece a posição da Scania como líder na transição para o transporte sustentável. Como cada caminhão Scania contém cerca de 5 toneladas de aço, podemos usar aço fabricado com tecnologia H2GS para dar um passo gigantesco em nossa jornada em direção a produtos livres de emissões em toda a cadeia de valor. É um aumento real na ambição que não só contribuirá para que a Scania seja capaz de cumprir as metas climáticas do Acordo de Paris, mas também elevará ainda mais o padrão”, afirma Anders Williamsson, responsável pelas negociações da Scania com a recém-formada empresa H2 Green Steel.

Apesar da parceria com a empresa nova, a Scania irá continuar a usar aço e componentes produzidos pelos fornecedores atuais, e trabalha, junto com eles, para também reduzir as emissões de CO2 na cadeia de produção.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados