VÍDEO: Chineses chegam a transportar quase 200 toneladas de carga em carretas convencionais

por Blog do Caminhoneiro

Cavalos-mecânicos 6×4, com potências na casa dos 500 cavalos, e semirreboques de três eixos, são usados aos milhões na China. Apesar do tamanho da frota circulante, maior que em qualquer outro país do mundo, uma prática lá é assustadora.

Caminhões na configuração citada acima transportam cargas de 200 toneladas ou mais, de areia, pedras, chapas e bobinas de aço, entre outros. A prática é corriqueira no país desde a década de 1980, e, a carga a mais tem resultado em um lucro maior para as empresas.

Apesar disso, o peso dos veículos tem sido demais para pontes e viadutos, que tem colapsado e até matado pessoas por toda a China.

O vídeo acima, gravado pelo canal China Truck, do Youtube, mostra muito bem o peso dos veículos que rodam no país, destacando cargas de mais de 10 toneladas por pneu dos caminhões. Isso chega a achatar os pneus dos veículos.

Em alguns casos, o peso é tão grande, que as balanças não conseguem fazer o registro do total da carga.

O governo chinês tenta acabar com a prática, por exemplo, proibindo a colocação de quatro eixos nos implementos. Apesar disso, os transportadores tem feito as modificações nas próprias garagens.

Como o freio do caminhão não consegue segurar tamanho peso e aquece muito rápido, a maioria desses monstros são equipados com tanques de água no chassi, que é jogada sobre os tambores de freios para reduzir a temperatura e melhorar a eficiência de frenagem.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!