Motorista profissional não precisará portar exame toxicológico na cabine do caminhão

Nos últimos dias recebemos de diversos caminhoneiros um questionamento a respeito da exigência do exame toxicológico. Uma mensagem compartilhada em aplicativos de trocas de mensagens e também pelas redes sociais criou dúvidas entre os caminhoneiros. O texto que viralizou diz o seguinte:

Necessário a partir de 12/04/2021 estar portando exame toxicológico na cabine.

Multa de R$ 1.467,35
Suspensão de 3 meses sem habilitação.

O Blog do Caminhoneiro entrou em contato com a Advogada Miriam Ranalli, Especialista em Direito Tributário De Transportes, que nos disse que, apesar da exigência da realização do exame, não será necessário portá-lo na cabine do veículo.

“Na verdade não é bem isso. Foi dada essa interpretação, mas o que fala a lei é que, para conduzir veículos com a habilitação C, D ou E, é exigido o exame toxicológico. No momento de renovar a habilitação, o motorista não renova se não houver o resultado do exame toxicológico”, disse ela.

Ele destaca ainda que não se faz necessário portar o exame, mas é obrigatória a realização dele conforme os prazos estabelecidos em lei. Após a realização do exame, os dados são inseridos pelo laboratório no cadastro do motorista junto ao Detran. Mais isso não impede que o motorista tenha em mãos o laudo do exame toxicológico impresso.

A multa e suspensão da CNH se dará se o caminhoneiro não realizar o exame toxicológico no prazo exigido, sendo no ato da emissão e renovação da CNH, e também no prazo de dois anos e meio, independente do prazo de validade da CNH.

O exame também é exigido para contratação e demissão do caminhoneiro de empresas, sendo esse de responsabilidade da contratante.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

8 thoughts on “Motorista profissional não precisará portar exame toxicológico na cabine do caminhão

  • 11/04/2021 em 17:12
    Permalink

    Boa tarde, eu fiz um comentário, e agora não tá sendo visualizado, gostaria de saber o motivo, será que é porque falei a verdade, que no Brasil, a cada dia que passa, nós trabalhadores, estamos sendo explorado pelos governantes, isso é pura realidade, cobrar exame toxicológico de cidadãos pais de família, que estão passando por muitas dificuldades no dia a dia. Esse esse exame deveria ser feito de surpresa , nas barreiras das PRF, colheria o material pra exame, como fazem quando pede pra soprar o bafômetro, aí ia pegar quem que estiver usando drogas v na direção de veículos, o exame depois de ser analisado , caso dê positivo, aí aplicaria uma multa pesada, e com os valores arrecadados pagariam as despesas dos exames, vamos ajudar quem está trabalhando honestamente, porque só Deus sabe o que estamos passando pra trabalhar honestamente, pra levar o pão de cada dia pra casa.

    Resposta
  • 09/04/2021 em 11:29
    Permalink

    No caso dos exame admissional ele serve também para a CNH ou vou ter que fazer outro ??

    E a multa já vale apartir de segunda feira ?? 12/04 ?

    Resposta
  • 08/04/2021 em 16:48
    Permalink

    Bom o SUS poderia ofertar esse exame toxicológicos.
    tanto imposto pro motorista, e outra quem mais provoca acidentes são as categorias A.B. e lamentável…

    Resposta
  • 08/04/2021 em 11:12
    Permalink

    Infelismente o Brasil sendo Brasil arrumando mais jeito de arrecadar, se for assim que seja pra geral A, B C, D, E picaretagem isso…

    Resposta
  • 07/04/2021 em 21:59
    Permalink

    Eu sou contra esse exame,mas por outro lado acho que deveria ter um exame tipo o do bafometro,pegar de surpresa,porque o que tem de drogados na profissão não ta no gibi.Digo porque aqui em Campos,tem um local que já vi parar vários caminhoneiros pra comprar drogas.O caminhoneiro ao aproximar do local,ele já buzina de longe,e o moleque vai direto a ele levar as drogas. Lamentável.

    Resposta
  • 07/04/2021 em 21:40
    Permalink

    Verdade! vergonha, a lei deveria valer pra drogados, ou que andam bêbados por aí não pra pessoas responsáveis pais de família honestos ou cobrar de quem for pego no exame e os demais não pagar

    Resposta
  • 07/04/2021 em 19:11
    Permalink

    Essa lei tem de ser pra todos, porque que os políticos os policiais os motorista de carro de passeio não é obrigatório? É o Brasil .

    Resposta
  • 07/04/2021 em 14:28
    Permalink

    Que absurdo…por causa de uns todos pagam e caro …quem ganha com isso;são os laboratórios…isso exame só serve na hora depois o cara faz o que quer…o que falta de verdade é punição severa pra quem for pego drogado multa pesada , não esse engodo de exame … Brasil precisa mudar as leis nesses casos

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio