Amazon terá 1.000 caminhões autônomos em sua frota nos próximos anos

por Blog do Caminhoneiro

A agência de notícias Bloomberg publicou recentemente que a empresa de comércio eletrônico Amazon, dos Estados Unidos, investiu pesado na aquisição de 1.000 caminhões equipados com sistemas de condução autônoma avançados, desenvolvidos pela empresa Plus.ai.

A notícia destaca ainda que a Amazon pode adquirir 20% das ações da Plus, como forma de investir cada vez mais nessa tecnologia.

Fontes indicam que o negócio poderá ter valor superior aos US$ 500 milhões, A Plus.ai vale hoje cerca de US$ 3,3 bilhões.

Essa não é a primeira empreitada da Amazon em busca de usar caminhões autônomos, eliminando a figura do motorista, de suas operações. Em 2019, a empresa já realizou testes com a startup Embark, com caminhões operados sem motoristas, para entregas entre os armazéns da Amazon.

Embora ainda enfrentem obstáculos em leis e também problemas de lidar com operações reais de transporte, os caminhões autônomos ganham cada vez mais espaço, principalmente entre as grandes empresas, que usam centenas ou milhares de caminhões em suas operações diariamente.

Se o negócio com a Plus for concretizado, o uso de caminhões autônomos poderá crescer significativamente nos próximos anos, inclusive ameaçando milhares de empregos de caminhoneiros em todo o mundo.

A Amazon e a Plus se negaram a comentar o assunto, que deverá ser oficializado em breve.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

2 comentários

Victor Hugo Guidoni 22/06/2021 - 12:50

Ninguém reconhece a necessidade do bom motorista, somos uma classe sem reconhecimento, um fankeiro nóia morre vira herói, um psicopata tá dando show na polícia e vai vira herói tbm é pá kba, nóis se mata todo dia somos linha de frente não fui vacinado ainda e querem tirar nosso ganha pão que valor nos temos para essa sociedade.

Reply
Ronaldo pereira 22/06/2021 - 12:30

Alguém ainda tem duvida que querem acabar com a profissão motorista???

Reply

Deixe um comentário!