Caminhões MAN autônomos são usados com sucesso no Porto de Hamburgo

por Blog do Caminhoneiro

Há três anos, as empresas MAN Truck & Bus e a Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA) estão realizando o projeto de pesquisa Hamburg TruckPilot, visando o aperfeiçoamento da tecnologia de condução autônoma de caminhões. Os caminhões sem motorista passaram por diversos testes, rodando, desde maio deste ano, sem motorista em operações reais.

Os caminhões sem motoristas são operados pela empresa Jakob Weets eK de Emden, que forneceu motoristas para ficarem de prontidão nos veículos, se algo desse errado, e também realiza o carregamento dos veículos.

O trajeto, de 70 quilômetros em rodovias, é feito de forma totalmente tradicional. Depois que o caminhão entra dentro dos terminais, onde está liberado para rodar sem motorista, e já com o motorista apenas como segurança no banco do motorista, o trajeto é realizado de forma totalmente autônoma.

O caminhão circulou com segurança dentro do terminal, e também executou as manobras necessárias para o local de carregamento. Depois que sai do local e volta para a rodovia, o motorista assume novamente a direção do caminhão.

Para a MAN, os testes mostram que os caminhões autônomos já são viáveis em operações reais de transporte. Todos os detalhes dos testes serão divulgados oficialmente em outubro deste ano, durante o ITS World Congress.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!