Volvo lança novo portal para conectividade dos caminhões da marca

por Blog do Caminhoneiro

A Volvo anunciou o novo Volvo Connect, um ecossistema completo que dá acesso fácil e amigável a uma coleção inédita de dados dos novos caminhões Volvo FH, FM, FMX e FMX MAX. De acordo com a montadora, a nova ferramenta de ponta melhora a performance para os transportadores, com um sistema refinado de gestão de frota e de consumo de combustível, o principal custo das operações de transporte.

“A nova linha de caminhões Volvo eleva a segurança, melhora o ambiente de trabalho para o motorista, amplia a rentabilidade e a produtividade. Em conjunto com o Volvo Connect, entrega aos nossos clientes mais disponibilidade, menos consumo de combustível e uma gestão mais precisa da frota. Tudo isso na palma da mão”, afirma Carlos Banzzatto, gerente comercial de pós-venda da Volvo.

A Volvo também destacou que o Volvo Connect consegue extrair o máximo da tecnologia dos novos modelos, sem precisar de uma interface ou adaptação no veículo. Todos os dados são coletados das centrais eletrônicas dos veículos e transmitidos online.

O gestor de frota pode acessar os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, basta conectar o pacote de dados do Volvo Connect no sistema da empresa.

Personalizado

Além de amigável, com o Volvo Connect o frotista customiza o painel de controle com as informações que acha mais relevantes. Variação de nível de combustível, do Arla, velocidade máxima e média, rotação de marcha e faixa econômica, tempo de uso do piloto automático são alguns dos exemplos. “Um transportador com diferentes rotas e operações, por exemplo, consegue classificar cada veículo em cada rota para comparativos de percurso, de veículo, de condutor”, explica Banzzatto. Assim, é possível definir metas específicas para os motoristas e montar comparativos de resultados e performance para cada um deles.

O Volvo Connect também ajuda na gestão das manutenções ao oferecer o histórico de todas as paradas de cada caminhão. Também tem calendário próprio para gerenciar e planejar toda a informação da frota.

Mais que customizar, o Volvo Connect garante a aquisição apenas dos dados e serviços que o frotista quer. “Não tem combo. O cliente seleciona, retira ou adiciona um determinado serviço de um jeito muito simples e amigável”, diz o gerente da Volvo.

Consultoria de combustível

A Volvo oferece treinamento completo para a equipe de gestão das empresas que adquirem o Volvo Connect. Além disso, tem uma consultoria exclusiva para a gestão de combustível, o principal custo da operação de uma frota, cerca de 45%. Uma equipe de especialistas na fábrica analisa e regularmente envia relatórios com pontos de melhoria e oportunidades para economizar em rota, veículo ou tipo de condução. “O objetivo da consultoria é maximizar os resultados do Volvo Connect nesse ponto vital da operação, que é o combustível”, explica Banzzatto.

O Volvo Connect é para todos os novos FH, FM e FMX e também para os modelos VM que possuem os módulos eletrônicos para captação de dados. A nova plataforma substitui o Dynafleet. A Volvo migrou os clientes deste sistema de informações para o Volvo Connect.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM