Scania R 540 bitruck – O mais potente da América Latina
Foi entregue ontem, 02 de setembro, para os felizes proprietários, o caminhão Scania 8×2 rígido mais potente da América Latina, com 540 cavalos de potência. O modelo, popularmente chamado de bitruck, foi adquirido pelos Supermercados Floriano, que tem lojas em Rio Bonito do Iguaçú, Coronel Vivida e Honório Serpa, no Paraná. A negociação foi intermediada pela Concessionária Cotrasa, da cidade Pato Branco, onde também foi realizada a entrega técnica do caminhão.
Equipado com a cabine CR20H, de teto alto Highline, e contando com acabamento Super Luxo, o pacote mais completo oferecido pela Scania, o caminhão recebeu o motor DC13 172 540, com seis cilindros em linha, 13 litros de cilindrada, 540 cavalos de potência e torque máximo de 2.700 Nm, que garante excelente aceleração e alta velocidade média na operação em que o caminhão será usado.
O bruto vai receber um implemento do tipo baú térmico, para o transporte de frutas e verduras entre o Ceasa de Curitiba e as lojas da rede de supermercados.
Atualmente, essa operação é realizada por um Scania 113H 360 6×2, fabricado em 1997, que é o xódo do patriarca da família Floriano, Natael Drago Floriano.
O motor de 13 litros e 540 cavalos de potência foi apresentado pela Scania no Brasil em 2018, como uma novidade mundial. Somente em 2019, a mesma versão do motor passou a ser oferecida na Europa.
O veículo foi encomendado no primeiro trimestre desse ano, e pôde ser feito graças à modularidade da Scania, que pode fabricar praticamente qualquer tipo de caminhão, combinando suas quatro versões de cabine, P, G, R e S, quatro cilindradas de motor, de 7, 9, 13 e 16 litros, e as diversas versões de chassi, o que garante uma infinidade de possibilidades para a produção dos caminhões.
Everton Floriano, que é filho de Natael, será o responsável pela condução do caminhão, em, pelo menos, três viagens semanais. Ele nos contou um pouco sobre a motivação da compra e o sentimento de receber o caminhão, modelo único na América Latina.
“Somos apaixonados por caminhão. Isso vem do meu avô, vem de berço. Era um sonho que sempre tivemos. Trabalhamos e lutamos para isso, e hoje Deus deu esse privilégio para nós, essa benção. E é para nosso uso, foi isso que nos motivou”, disse Everton.
Ele destacou que o momento de receber as chaves do caminhão é de uma grande alegria, pelo sonho realizado, e também disse que a rentabilidade da operação de transporte e a qualidade dos produtos oferecidos nos supermercados foram quesitos importantes para a escolha do modelo.
“Vamos sair da carreta e partir para o bitruck, aumentando as viagens realizadas por semana para ter sempre frutas e verduras frescas e sem falta nas lojas”, destacou.
Ele também comentou que o bitruck terá um custo menor de operação, com menor consumo de combustível e custo de pedágio reduzido, além de oferecer uma velocidade média mais alta, o que garante que as frutas cheguem mais frescas às lojas.
Quanto ao 113H, continuará na frota da empresa, com um implemento menor, de dois eixos e 10,5 metros, para o transporte de produtos variados para as prateleiras. O motorista continuará sendo o Sr. Natael, que não troca o modelo por nenhum outro.
“O 113H continua com a gente. Fica para o meu pai. Ele gosta. Ele vai buscar produtos como açúcar, em algumas rotas. Se tirar dele é capaz de ficar doente”, brincou ele.
Everton tem 43 anos, e desde que obteve a primeira CNH está na estrada. Ele afirma que para ser caminhoneiro, precisa gostar, ser de berço, e que não é fácil para quem não tem o dom do volante. Atualmente, ele realiza as viagens e trabalha na administração da rede de supermercados, ao lado dos irmãos e da mãe.
O Scania R 540 é o segundo caminhão mais vendido da Scania, com 2.155 unidades emplacadas até o final de agosto. O primeiro colocado da marca é o R 450, que já registra 4.686 unidades registradas.
O R 540 é um modelo de alta potência, geralmente vendido como cavalo-mecânico 6×4, para operação com implementos do tipo graneleiro e basculante, por exemplo, principalmente para o transporte de produtos do agronegócio.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Acho que foi este mesmo 540 que fotografei em Guarapuava esses dias.
Pois é, deus está dando caminhões para algumas pessoas, mas para outras nem comida…
Já vou avisando sou policial federal amanhã se fazer gracinha em rodovia vai levar borrachada ok