Scania R 540 bitruck – O mais potente da América Latina

por Blog do Caminhoneiro

Foi entregue ontem, 02 de setembro, para os felizes proprietários, o caminhão Scania 8×2 rígido mais potente da América Latina, com 540 cavalos de potência. O modelo, popularmente chamado de bitruck, foi adquirido pelos Supermercados Floriano, que tem lojas em Rio Bonito do Iguaçú, Coronel Vivida e Honório Serpa, no Paraná. A negociação foi intermediada pela Concessionária Cotrasa, da cidade Pato Branco, onde também foi realizada a entrega técnica do caminhão.

Equipado com a cabine CR20H, de teto alto Highline, e contando com acabamento Super Luxo, o pacote mais completo oferecido pela Scania, o caminhão recebeu o motor DC13 172 540, com seis cilindros em linha, 13 litros de cilindrada, 540 cavalos de potência e torque máximo de 2.700 Nm, que garante excelente aceleração e alta velocidade média na operação em que o caminhão será usado.

O bruto vai receber um implemento do tipo baú térmico, para o transporte de frutas e verduras entre o Ceasa de Curitiba e as lojas da rede de supermercados.

Atualmente, essa operação é realizada por um Scania 113H 360 6×2, fabricado em 1997, que é o xódo do patriarca da família Floriano, Natael Drago Floriano.

O motor de 13 litros e 540 cavalos de potência foi apresentado pela Scania no Brasil em 2018, como uma novidade mundial. Somente em 2019, a mesma versão do motor passou a ser oferecida na Europa.

O veículo foi encomendado no primeiro trimestre desse ano, e pôde ser feito graças à modularidade da Scania, que pode fabricar praticamente qualquer tipo de caminhão, combinando suas quatro versões de cabine, P, G, R e S, quatro cilindradas de motor, de 7, 9, 13 e 16 litros, e as diversas versões de chassi, o que garante uma infinidade de possibilidades para a produção dos caminhões.

Everton Floriano, que é filho de Natael, será o responsável pela condução do caminhão, em, pelo menos, três viagens semanais. Ele nos contou um pouco sobre a motivação da compra e o sentimento de receber o caminhão, modelo único na América Latina.

“Somos apaixonados por caminhão. Isso vem do meu avô, vem de berço. Era um sonho que sempre tivemos. Trabalhamos e lutamos para isso, e hoje Deus deu esse privilégio para nós, essa benção. E é para nosso uso, foi isso que nos motivou”, disse Everton.

Ele destacou que o momento de receber as chaves do caminhão é de uma grande alegria, pelo sonho realizado, e também disse que a rentabilidade da operação de transporte e a qualidade dos produtos oferecidos nos supermercados foram quesitos importantes para a escolha do modelo.

“Vamos sair da carreta e partir para o bitruck, aumentando as viagens realizadas por semana para ter sempre frutas e verduras frescas e sem falta nas lojas”, destacou.

Ele também comentou que o bitruck terá um custo menor de operação, com menor consumo de combustível e custo de pedágio reduzido, além de oferecer uma velocidade média mais alta, o que garante que as frutas cheguem mais frescas às lojas.

Quanto ao 113H, continuará na frota da empresa, com um implemento menor, de dois eixos e 10,5 metros, para o transporte de produtos variados para as prateleiras. O motorista continuará sendo o Sr. Natael, que não troca o modelo por nenhum outro.

“O 113H continua com a gente. Fica para o meu pai. Ele gosta. Ele vai buscar produtos como açúcar, em algumas rotas. Se tirar dele é capaz de ficar doente”, brincou ele.

Everton tem 43 anos, e desde que obteve a primeira CNH está na estrada. Ele afirma que para ser caminhoneiro, precisa gostar, ser de berço, e que não é fácil para quem não tem o dom do volante. Atualmente, ele realiza as viagens e trabalha na administração da rede de supermercados, ao lado dos irmãos e da mãe.

O Scania R 540 é o segundo caminhão mais vendido da Scania, com 2.155 unidades emplacadas até o final de agosto. O primeiro colocado da marca é o R 450, que já registra 4.686 unidades registradas.

O R 540 é um modelo de alta potência, geralmente vendido como cavalo-mecânico 6×4, para operação com implementos do tipo graneleiro e basculante, por exemplo, principalmente para o transporte de produtos do agronegócio.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

2 comentários

REINALDO 21/01/2022 - 01:25

Acho que foi este mesmo 540 que fotografei em Guarapuava esses dias.
Pois é, deus está dando caminhões para algumas pessoas, mas para outras nem comida…

Reply
Adir 06/09/2021 - 19:24

Já vou avisando sou policial federal amanhã se fazer gracinha em rodovia vai levar borrachada ok

Reply

Deixe um comentário!