Volvo lança chassi de ônibus totalmente elétrico na Europa com foco em mercados globais

A Volvo anunciou o lançamento do novo chassi para ônibus totalmente elétrico Volvo BZL Electric, que garante a entrada definitiva da marca no transporte público totalmente sustentável e eficiente, para cidades de diversas partes do mundo.

“Estamos comprometidos em liderar a transformação de nossa indústria em direção a um futuro mais sustentável. Com o lançamento do novo Volvo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco em sustentabilidade, segurança e confiabilidade”, diz Anna Westerberg, Presidente da Volvo Buses.

Atualmente, a demanda global por soluções em mobilidade elétrica no setor de transportes está crescendo, e no transporte público não é diferente, por isso, a Volvo Buses espera um aumento ainda mais rápido nos próximos anos.

“Com o novo Volvo BZL Electric, oferecemos uma plataforma global para transportes públicos limpos, silenciosos e com eficiência energética para atender à crescente demanda em mercados que já estão prontos para mudança para a eletromobilidade”, assegura Anna.

De acordo com a Volvo, o novo chassi elétrico é mais de 90% reciclável ao final de sua vida útil, garantindo, além de zero emissões e baixos ruídos, um ambiente circular, desde a produção até o sucateamento desses veículos, no futuro.

“Temos a perspectiva de todo o ciclo de vida de nossos produtos e assumimos a responsabilidade pelo impacto ambiental do início ao fim. Isto significa que garantimos que os componentes, manufatura, operação e reciclagem atendam os mais altos padrões ambientais”, afirma Anna.

O Volvo BZL Electric traz um trem de força totalmente desenvolvido pela Volvo. O motor elétrico de 200 kW é acoplado a uma transmissão automatizada de duas marchas. Isto aumenta o torque nas rodas a baixas velocidades e atenua os picos de corrente, reduzindo o consumo de energia e sustentando a saúde do motor e das baterias.

O trem de força pode ser configurado com uma ou duas unidades motoras, gerando potências de 540hp. Isto dá ao Volvo BZL Electric grande capacidade para vencer subidas, com uma operação sempre rápida e confortável.

Dados técnicos

Comprimento do chassi:
11.815mm (piso único), 10.585mm (dois andares);

Trem de força:
Motor elétrico, potência máxima um/dois motores: 200/400 kW piso único), 200 kW (dois andares);

Caixa de marchas:
Transmissão automatizada Volvo com 2 velocidades;

Recarga:
OppCharge, potência máxima: 300 kW. Combo2/CCS, potência carga máxima 150 kW;

Capacidade armazenagem de energia:
até 470 kWh.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta Uso do celular aumenta entre motoristas Rebite – Um grande vilão nas estradas Volkswagen apresenta caminhão conceito Optimus