Western Star com cabine de cabine de 4,5 metros é o sonho de todo caminhoneiro

por Blog do Caminhoneiro

Com mais de 10 metros quadrados de área interna, o Western Star 5700XE customizado pela ARI Legacy Sleepers é o sonho do caminhoneiro que passa longos dias nas estradas. Avaliado em cerca de US$ 320 mil, o caminhão recebe uma cabine complemente nova, oferecendo todas as comodidades possíveis, e é muito usado por caminhoneiros autônomos que viajam acompanhados da esposa ou filhos nos Estados Unidos.

Esse Western Star 5700XE foi customizado pela ARI para venda posterior. Geralmente, a empresa trabalha com encomendas, personalizando cada caminhão ao gosto do cliente.

O caminhão sai de fábrica com cabine simples ou leito, com teto baixo ou alto, com, no máximo, 82 polegadas de comprimento. Ou seja, são dois metros de cabine, que oferecem uma boleia confortável, com cama ampla que pode ser convertida em uma sala de estar, amplos armários, forno, geladeira e TV.

Quando a ARI personaliza um caminhão, geralmente é adquirido o modelo completo, mas com cabine simples, sem espaço para o caminhoneiro dormir, e com o chassi mais longo possível. Atrás da cabine original, é instalado um leito de grande tamanho, com entrada pela lateral direita e janelas. Também é possível passar da cabine de comando do caminhão para a área de descanso sem descer do caminhão, já que a parede traseira da cabine original é cortada.

E aí começa a montagem de uma série de itens de conforto para o motorista, como cozinha completa, com fogão de indução, forno, pia, geladeira grande e espaço de sobra para armazenar alimentos, e banheiro completo, com chuveiro e sanitário, além de um poderoso sistema de ar-condicionado quente/frio.

Na parte traseira, é instalada uma mesa com sofás, que podem ser convertidos em uma cama de casal com facilidade, e, para maior conforto, todas as janelas contam com persianas elétricas.

Todos os espaços que não seriam utilizados recebem armários, para que o caminhoneiro possa organizar tudo e viver com muito conforto dentro do veiculo.

Há tanques de armazenamento de água potável e dejetos, e também uma instalação elétrica com diversas tomadas dentro da cabine, podendo receber equipamentos adicionais. Para manter tudo funcionando, o caminhão conta com um pequeno gerador elétrico movido a diesel, que mantém a carga das baterias mesmo com o caminhão desligado.

Na parte da frente, é colocada uma cortina para isolar a “casa” da cabine do caminhão, e também uma TV de tela plana, que funciona em conjunto com um poderoso sistema de som, para o motorista relaxar assistindo a um filme ou ouvindo suas músicas preferidas nos momentos de descanso.

Como citado anteriormente, o preço é bem mais salgado do que o valor de um caminhão novo equipado com a cabine de fábrica, que custa cerca de US$ 200 mil. Mas, pelo que dá para ver, não faltam pedidos de caminhões personalizados pela ARI, o que mostra o quanto o autônomo norte-americano preza pelo conforto.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM