CaminhoneiroDestaquesNotícias

Projeto de lei quer criar aposentadoria especial para caminhoneiros

O Deputado Federal José Nelto (PODEMOS/GO), apresentou o Projeto de Lei 3.849/2021, que pretende criar um sistema de aposentadoria especial para os caminhoneiros. O projeto diz que caminhoneiros autônomos e CLT, independente do tipo de operação, terão direito à aposentadoria especial, porque as atividades desempenhadas são especiais, com agentes insalubre e perigosos.

O projeto também destaca que a aposentadoria especial será remunerada com renda mensal equivalente a 100% do salário-de-benefício. A aposentadoria especial seria concedida com 15, 20 ou 25 anos, dependendo do tipo de atividade desempenhada.

“A rotina dos caminhoneiros é intensa, já que eles chegam a rodar mais e 9 mil km por mês e trabalhar 11,5 horas por dia, e 5,7 dias por semana. É evidente que, diante de tamanha dedicação em prol do nosso País, esses profissionais acabam por se expor à elevado risco, desgaste, e acaba por ter o necessário convívio familiar bastante comprometido”, disse o deputado, na justificativa do projeto.

RECOMENDADO  Mercedes-Benz lança nova linha Actros a diesel na Europa

Para o deputado, a concessão de aposentadoria especial para os caminhoneiros é uma forma de amenizar a dor e o sofrimento daquele que está exposto a um ambiente de trabalho agressivo, em que é sujeito a agentes prejudiciais a sua saúde e integridade física.

“A aposentadoria especial abrirá uma janela para que os caminhoneiros possam encerrar a atividade laboral com maior brevidade e, com isso, possam se afastar das condições que prejudicam a vida dos trabalhadores, que entre outras escolhas, poderão dedicar-se à família”, completou.

RECOMENDADO  PRF flagra caminhoneiros portando rebites na BR-101/SE

O projeto foi apresentado na Câmara dos Deputados no dia 03 de novembro, e ainda precisa tramitar por comissões e pelo plenário, pelo Senado e passar pela sanção presidencial para passar a valer.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

22 thoughts on “Projeto de lei quer criar aposentadoria especial para caminhoneiros

  • Muito difícil ser aprovada essa lei principalmente com esse desgoverno que so sabe tirar os direitos do trabalhador

  • Julio Fernando rosa

    Me chamo Júlio tenho 42 anos fui caminhoneiro por 12 anos sei como funciona nesse doze anos não participei nós momentos mais importantes dos meus filhos não participei de comemorações dos dias dos pais na escola entre outras coisas importantes que um pai teria que ter o direito de participar numa boa convivência de um filho muitos criticam caminhoneiro mas muito não sabem o que nós passamos na estrada só quem vive essa vida sabe hoje trabalho com ônibus outra profissão muito estressante barulho de motor na cabeça 10 horas por dia calor do motor campainha trocando na cabeça fora a responsabilidade de carregar vidas não é mais do que justo uma aposentadoria especial para a categoria

  • É doloroso demais toda vez que o esposo sai de viagem, minhas filhas choram eu choro ele chora, devido a tudo que passam e veem nas estradas É de cortar o coração esse projeto precisa ser aprovado e elevar a categoria caminhoneiro ao topo , pois quem carrega o Brasil são eles de norte a sul, parabéns deputado ao em chergalos

  • JEFERSON TEXEIRA DA ROSA

    Parabéns ao deputado pela iniciativa, espero que deem seguimento e seja aprovado quanto antes. 👏👏👏

  • Marivan Silva Filho

    Eu sou caminhoneiro e estou dando parabéns para esse deputado que graças a Deus viu que nós somos uma classe que muitos lugares nós vamos não temos nem água para beber somos tratados pior que vira-latas muita gente não reconhece que nós transportamos desde o chinelo que ele calça até o pente que ele penteia o cabelo então parabéns a esse deputado tem muitos companheiros aí que estão precisando se aposentar e não consegue como é o meu caso parabéns a todos dessa categoria e parabéns esse deputado e os deputados que estão apoiando ele obrigado.

  • Paulo Santos Nascimento

    Não sou caminhoneiro porém fui obrigado devido a convid 19 estou refúgiado longe da minha família ,para poder pagar aluguel e alimentos ,deu nesses 2 anos eu vim que não tem nada fácil a vida da estrada ,umilhacaõ , venerável assalto ,e acidente poblemas de coluna , desconforto ,sem sociedade inclusive família acompanhar o crescimento dos filhos ,dentro desse Rol muito mecanismo que caso de uma boa remuneração e ,estou no 8° em faculdade de direito e já estou saindo dessa profissão ,está aqui meus PARABÉNS OS CAMINHONEIROS,se um dia eu tive mecanismo poder ou direito no portamar que possa fazer algo eu prol da categoria todos podem ter certeza que vou fazer ,

  • Parabéns para o ilustre deputado,pois a minha classe profissional e muito deixada de lado.sempre sofremos em portas de empresas aguardando para carregar ou descarregar por dias intermináveis,ficamos fora do seio familiar por vários dias,ou até meses.sim e a profissão que escolhemos,mas também somos seres humanos.goataria de deixar um relato sobre o que eu estou passando,pois sofro com depressão,dois psiquiatras já me examinaram,e provaram por meio de laudos que estou com esse problema psicológico,mas fui barrado pelo INSS para pedir o auxílio doença.uma pergunta que fica pairando em meus pensamentos,se com laudo comprobatórios de tal situação laboral,e sabendo que empresa nenhuma contrataria uma pessoa que pode de uma hora para outra cometer suicídio,ou tirar a vida de outras pessoas pois trabalha com veículos de grande porte é com cargas diversas perigosas, alguém em San consciência daria uma vaga de emprego para tal?mas o senhor perito do INSS negligenciou os laudos e indeferiu o pedido, alegando que tenho capacidade de voltar a exercer minha profissão no momento.lembrando que nem carro de passeio eu estou conseguindo dirigir pois tenho crises de Pânico por causa da depressão.

  • Eduardo Rodrigues Junior

    Parabéns ao deputado, por pensar em uma classe que trás o progresso e desenvolvimento do país, que vem sendo massacrado e humilhado por muitos…

  • Jean Paulo Santos

    Quero parabenizar a esse deputado pela ideia!
    Pô lembrar desses profissionais guerreiros q movimenta e gira tanta riqueza desse Brasil….
    Não a nada mais q justo q essa ideia!

  • Jean Paulo Santos

    Quero parabenizar a esse deputado pela ideia!
    Pô lembrar desses profissionais guerreiros q movimenta e gira tanta riqueza desse Brasil….
    Não a nada mais q justo q essa ideia!

  • José Jesus Severiano

    Parabéns ao deputado por essa iniciativa, justíssima, gostaria de parabenizar pessoalmente este deputado, louvável esse projeto.

  • Raimundo ney neiva dias

    O caminhoneiro é quem faz todo transporte de comidas bebidas e material de construção de modo geral, vanos valorizar a classe eles merecem todo apoio da Bancada da Câmera de Deputados Federais.
    Os caminhoneiros merecem a Aposentadoria o mais rapido possivel.
    Eles movimentam o Brasil.

  • Eduardo Madeira

    Não sou muito de fazer comentários… Mas vou abrir uma excessão sobre o tema, esse deputado não vai criar nada vai simplesmente tentar nos devolver, se for aprovado é claro, nosso direito que nos foi roubado se não me falha a memória pelo vagabundo do Fernando Henrique Cardoso.

  • Se ele conseguir,dou a ele de presente minha artrose femural e minhas seis érneas de disco.

  • Luiz Rogério Guimarães

    Nada mais justo e correto para nossa categoria.ja estou a 30 anos na estrada e cada vez mais difícil para aposentar.parabéns ao autor desssa enmenda e que Deus abençoe que isso se torne realidade. Obrigado

  • Sebastião vieira

    Acho mais que justo caminhoneiro com 25 anos de trabalho já está acabado e saúde frágil

  • Flávio Roberto soffiatti

    A intenção foi boa porém duvido ser aprovado.

  • Marivan Tadeu meyer

    Sou caminhoneiro mas agora botei meu caminhao a venda tô dezestindo da profissão não da mais só políticos mentiroso

  • Séria muito bom meu esposo e carreteiro está afastado da empresa por motivos de doença na coluna é depressão fazendo tratamento muito sério, pior que salário deles deveria ser bem bem melhor

  • Essa lei já existia ,antigamente caminhoneiros aposentaram com 25 anos de contribuição, mas seria bom se é esse deputado conseguisse principalmente pros caminhoneiros autônomos.

  • Victor Hugo Guidoni

    E vcs acreditam que o país apoia esse tipo de coisa, isso é igual cabeça de bacalhau ninguém consegue ver esquece galera.

  • FIRMO HENRIQUE LEITE JÚNIOR

    Mais q justo e de um conceito de humanidade. Nós Camionheiro vivemos em alto risco. Saúde comprometida por descarrego de carga. Sobe e desce de cabine e sobe e desce pra bater a carga. Q faça sol, chuva, poeira, zoadas, perturbação , sono comprometido devido a insegurança. Noites mau dormida, mau alimentados, pouco descanso. Fora os riscos, assaltos, acidentes, concentração, cobrança por fazer tudo correto nas entregas, . Nossa. São várias q se colocar aqui não vai ter espaço. Será de muita satisfação se aposentar até os 60. Para aproveitar um pouco do tempo a família, o lazer, e principalmente a sua saúde.🙏🙌

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading