CaminhõesDestaquesNotíciasNotícias

Câmara aprova projeto de lei que exclui adicional de periculosidade pelo uso de tanque suplementar em caminhões

O Projeto de Lei 1949/21, de autoria do Deputado Federal Celso Maldaner (MDB-SC), foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, na tarde de ontem.

Esse projeto de lei especifica que o transporte de combustíveis nos tanques dos veículos, sejam originais de fábrica ou suplementares, desde que para o consumo do próprio veículo, não devem ser considerados como atividades perigosas, que possam implicar em riscos ao trabalhador, o que poderia constituir direito de adicional de periculosidade.

O relator da proposta, deputado Paulo Vicente Caleffi (PSD-RS), acredita que a medida vai orientar a Justiça, nos casos em que precisa decidir se a carga de combustíveis acarreta ou não riscos ao trabalhador, ainda que os inflamáveis se destinem ao consumo próprio do veículo.

RECOMENDADO  Projeto de lei quer garantir CNH profissional gratuita para mulheres

A legislação atual considera como atividade perigosa aquela que cause risco acentuado ao trabalhador, por conta de exposição a produto inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, por exemplo. De acordo com essa legislação, fica caracterizado o trabalho em condições de periculosidade independentemente da quantidade de inflamáveis e da função desse inflamável no veículo, o que asseguraria ao empregado um adicional de 30% sobre o salário.

Por outro lado, a Norma Regulamentadora 16, que dispõe sobre as atividades e operações perigosas, estabelece que as quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de consumo próprio dos veículos não devem ser consideradas perigosas.

“A proposta do deputado Celso Maldaner não é suprimir direito algum dos motoristas, nem favorecer as empresas. O propósito é clarear o que é o bem transportado e o que é o bem de consumo. Ou seja, o combustível usado no tanque próprio do veículo é um bem de consumo, não podendo caracterizar transporte de combustível nem dar ao motorista direito a adicional de periculosidade por circular com seu tanque contendo inflamável”, explica Paulo Vicente Caleffi.

RECOMENDADO  Projeto de lei quer garantir CNH profissional gratuita para mulheres

O projeto foi aprovado na forma de um texto substitutivo que aperfeiçoa a proposição original e estabelece a mesma lógica para os veículos de carga e de transporte coletivo de passageiros, as máquinas e ainda os equipamentos de refrigeração de carga.

Esse projeto tramita em caráter conclusivo, e ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Com informações da Agência Câmara de Notícias

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading