Empresa holandesa vai testar caminhões equipados com um eixo elétrico

Uma tecnologia que pode reduzir substancialmente o consumo de combustível de caminhões, mesmo modelos antigos, foi desenvolvida pela empresa Smesh-E-Axle. Trata-se de um eixo que pode ser instalado praticamente em qualquer caminhão, com dois motores elétricos instalados dentro dele de forma totalmente integrada.

De acordo com a empresa, o sistema instalado por dentro do eixo evita que sejam necessários equipamentos acoplados aos eixos, como motores elétricos ou sistemas de transmissão, reduzindo o arrasto aerodinâmico e também o peso.

Agora, a empresa irá instalar a tecnologia em dois caminhões betoneiras da empresa A. Jensen BV, da Holanda. Os dois caminhões são usados, movidos a diesel, e usarão os eixos elétricos para medir os ganhos possíveis no consumo de combustível. Tudo será analisado de forma instantânea, por telemetria.

A empresa também fará o monitoramento de caminhões sem a tecnologia, para ter uma base de comparação relativa ao consumo. Os testes serão usados para melhorar o desempenho do eixo elétrico, visando a produção em massa da tecnologia.

Ainda neste mês, um sistema Smesh-E-Axle será instalado em uma carreta, na França, com 40 toneladas de PBTC, para testes e validação do sistema.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal CAMINHONEIRO SEGUE TRABALHANDO AOS 90 ANOS DE IDADE