Estado de São Paulo terá alíquota reduzida de ICMS para caminhões elétricos

Transportadores interessados em adquirirem caminhões elétricos no Estado de São Paulo passam a contar com mais um incentivo, a redução da alíquota de ICMS para esse tipo de veículo no estado. De acordo com a Casa Civil de SP, o ICMS para caminhões elétricos passa de 18% para 12%, valendo já a partir do início de 2022.

A nota do governo de São Paulo diz que a medida tem por objetivo “fomentar o desenvolvimento da indústria automobilística paulista, alavancar a comercialização e renovação sustentável da frota no Estado, além de estimular o mercado tecnológico voltado aos caminhões elétricos – extremamente importantes na redução das emissões de carbono e ruídos em todo o Estado”.

Em novembro, o governo de São Paulo firmou duas campanhas, a Race to Zero e a Race to Resilience, durante a Assembleia Geral da Under 2º Coalition da COP 26 – iniciativa de governos subnacionais que visa a redução de emissões de gases de efeito estufa até 2050. A redução do ICMS para os elétricos já faz parte dessas campanhas.

A nota divulgada pelo governo estadual de SP ainda destaca que esses incentivos “ocorrem num momento em que as vendas de eletrificados crescem no Brasil, o que indica o protagonismo do Estado na liderança nacional das ações pelas mudanças climáticas. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), existem 10 milhões de carros, 600 mil ônibus e 31 mil caminhões elétricos no mundo – categoria que mais apresentou aumento de vendas nos últimos dois anos, sobretudo na China e na Europa, devido aos incentivos criados”.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras