Versão 4×4 do Delivery ganha controle de tração

por Blog do Caminhoneiro

A versão 4×4 do Delivery 11.180 é exclusiva da Volkswagen Caminhões no Brasil, e oferece versatilidade para clientes que precisem operar veículos longe do asfalto. A partir desse mês, o modelo passa a contar com mais uma novidade, o controle de tração.

“Está em nosso DNA essa constante evolução. Transferimos para esse 4×4 toda a nossa expertise em caminhões leves e médios e o resultado surpreende os clientes porque o caminhão entrega seu máximo desempenho, com robustez e economia, em qualquer tipo de aplicação fora de estrada ou mista”, avalia Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A montadora destaca que sistemas eletrônicos realizam um monitoramento constante do veículo, e, se houver qualquer indicação de perda de aderência dos pneus com o solo, o sistema de controle de tração passa a agir automaticamente, ativando os freios nas rodas e ajustando o torque do motor, até que o veículo volte a ter atrito e volte a se mover normalmente.

Além disso, o modelo já oferece roda livre na tração dianteira, que permite um menor consumo de combustível e maior durabilidade do diferencial quando a tração 4×4 não se faz necessária. Para a operação fora de estrada, a configuração é robusta: o eixo trativo dianteiro é um projeto exclusivo desenvolvido pela VWCO em parceria com a Dana, com uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em aclives.

Seus ângulos de ataque e saída são de 30° e aproximadamente 40°, respectivamente, e o modelo conta com a plataforma de carga mais alta, com comprimento de até 5.600 mm, suspensão dianteira e traseira reforçada e eixo traseiro com sistema de bloqueio no diferencial, para mais eficiência em terrenos acidentados e de baixa aderência.

Foi desenvolvido para permitir o uso do veículo como reboque e traz de série pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para operações com tração integral. O Delivery 11.180 4×4 se beneficia ainda das mesmas vantagens de sua versão 4×2. Tem o maior peso bruto total de sua categoria, com 10,7 toneladas. A agilidade, no asfalto ou na terra, se garante com 175 cavalos de potência e torque máximo de 600 Nm numa ampla faixa de rotações.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!