Um ônibus Iveco Crossway foi transformado pela Cruz Vermelha italiana em uma câmara de biocontenção, para transportes urgentes na região de Calábria, na Itália. Com 12 metros de comprimento e motor FPT Cursor 9, o modelo conta com uma câmara de pressão negativa que envolve o compartimento de passageiros, onde uma diferença de pressão do lado de fora impede que o ar escape, a menos que seja filtrado.
A tripulação pode monitorar a pressão na câmara, saturação de dióxido de carbono, temperatura e estado dos filtros usando uma interface digital integrada.
O modelo é equipado com elevador eletro-hidráulico para cadeiras de rodas e possui altos padrões de conforto: ar condicionado, iluminação noturna, difusão de áudio, vidros escurecidos e banheiros dentro da câmara de biocontenção. O estofamento e o interior foram revestidos com materiais facilmente laváveis para garantir uma higienização eficaz.
“Estamos muito orgulhosos que a Cruz Vermelha Italiana tenha escolhido um dos ônibus da Iveco Bus para criar este veículo especial, o primeiro do mundo. No momento em que a pandemia de COVID-19 continua a se alastrar por meio das variantes, estamos confiantes que este veículo de alta biocontenção dará uma importante contribuição para a redução do risco de contaminação, garantindo o transporte seguro dos pacientes”, comentou Domenico Nucera, presidente da Unidade de Negócios de Ônibus do Iveco Group.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro