Para a Volvo, se houvessem vantagens nos caminhões arqueados, eles sairiam assim de fábrica

Nesta semana, o Blog do Caminhoneiro conversou com Jeseniel Valerio, Gerente de Engenharia de Vendas da Volvo do Brasil, referente aos caminhões arqueados, aqueles que tem a traseira da carroceria levantada. Para o engenheiro, a prática não traz nenhuma vantagem, e é prejudicial ao veículo, podendo ser a causa de acidentes.

“Se existisse vantagem, temos certeza que teríamos caminhões sendo projetados e fabricados desta forma. Elevar a traseira eleva o Centro de Gravidade (CG) do veículo. CG mais alto piora estabilidade. Não conhecemos nenhuma marca no mundo que tenha lançado caminhões com a traseira elevada de fábrica”, afirmou o engenheiro.

Ele também disse que as vantagens que são descritas por caminhoneiros que modificam seus veículos não se aplicam na realidade, dando uma falsa sensação de estabilidade ao veículo.

“A vantagem que algumas pessoas informam é de uma suposta melhor estabilidade traseira. Mas isso não é verdade. Quando se eleva a traseira, são colocadas mais lâminas de mola na suspensão. Isto deixa a suspensão mais dura. A mesma situação na dianteira, pois ‘arqueiam’ as molas, tirando o curso da mola para o caminhão ficar com a frente baixa. Isto tudo traz uma falsa estabilidade”, disse.

Todo caminhão, antes de ser lançado no mercado, precisa passar por um longo processo de projeto e desenvolvimento, que inclui diversos tipos de testes e envolve o trabalho de dezenas de pessoas de muitas áreas de estudos.

“A suspensão foi projetada para ter curso e absorver as imperfeições da pista: ondulações, buracos, angulações, trabalhando com no máximo a capacidade de carga técnica do veículo. A suspensão mais dura faz com que se tenha uma falsa estabilidade, pois dá a impressão que o veículo não inclina. Na verdade, a suspensão está sem curso para ceder e absorver as imperfeições da pista. Numa curva com imperfeições, buracos, e o CG mais alto, a ocorrência de tombamentos é acentuada”, destacou.

Além do risco acentuado de acidentes, Jeseniel afirma que a alteração compromete o veículo estruturalmente, o que se traduz em um desgaste acentuado nos componentes, devido a alteração na distribuição de carga sobre o chassi, e pode reduzir a vida útil dos sistemas do caminhão.

“Toda a estrutura do chassis, motor, caixa e cabine sofrem, pois vibram mais e levam muito mais pancadas devido à suspensão endurecida. Além disto, a inclinação sobrecarrega o eixo dianteiro, passando até da capacidade máxima do eixo. Conforme a carga que o veículo leva, todo o sistema do eixo dianteiro estará suportando mais carga do que foi projetado. Os pneus dianteiros são sobrecarregados, o sistema de direção, freios e até a viga do eixo. É um risco eminente à segurança do veículo”.

Questionado sobre o risco de adernamento da carga em caso de acidente, quando o material transportado sobre a carroceria avança sobre a cabine, o engenheiro destaca que, em alguns casos, a combinação pode ser fatal.

“O ângulo criado no veículo cria uma composição de forças que facilita com que a carga corra para cima da cabine num eventual acidente. Dependendo da carga e da força que exerça em cima da cabine, a célula de sobrevivência pode ser afetada”, atestou.

A Volvo é uma das montadoras que oferece as cabines com a célula de sobrevivência, sendo uma das mais avançadas do mundo. A célula de sobrevivência é um sistema que permite que alguns pontos da cabine sejam deformados em caso de acidente, absorvendo energia, mas evitando ao máximo que o motorista e passageiros sejam expostos ao contato com a estrutura, reduzindo o risco de ferimentos.

O engenheiro também afirma que a mudança no centro de gravidade do veículo faz com que mais peso seja transferido para o eixo dianteiro, o que sobrecarrega os freios.

“Os freios do eixo dianteiro precisam segurar uma carga maior do que a prevista em projeto. Isto ocasiona desgaste irregular das lonas, sobreaquecimento e até perda do poder de frenagem do caminhão”, finalizou o engenheiro.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

115 thoughts on “Para a Volvo, se houvessem vantagens nos caminhões arqueados, eles sairiam assim de fábrica

  • 14/03/2022 em 11:06
    Permalink

    Empresa de jogos? Já jogou Doom 2? Isto não tem compromisso com a realidade.

    Resposta
  • 14/03/2022 em 11:00
    Permalink

    Já morei em Curitiba e vi a Volvo “dirigindo” ônibus (em teste) na rua. Já vi a Mercedes em SBC testando um ônibus cheio de “pesos”, como se fossem passageiros. Por conseguinte fazem o mesmo com caminhão.É óbvio que a Volvo tem motoristas para testes e engenheiros conduzindo também

    Resposta
  • 10/03/2022 em 09:20
    Permalink

    Kkkkkkk nos comentários eu tô percebendo é que tem um monte de caminhoneiro que se julga um engenheiro e que bancam os otários julgando q um cara que só quer vender molas pra eles sabe mais que os engenheiros das fábricas alegando que o caminhão deveria ter mais molas do que as que a fábrica projetou. Estão na profissão errada, não? Vão trabalhar na engenharia das fábricas!

    Resposta
  • 03/03/2022 em 16:04
    Permalink

    Rodrigão, tá falando besteira, viu. Apaga o comentário que fica melhor.

    Resposta
  • 03/03/2022 em 16:00
    Permalink

    Kkkk.
    Esse aí vai pra NASA. Jênio

    Resposta
  • 22/02/2022 em 16:28
    Permalink

    Pessoal essa istoria de levantar traseira de caminhão é a coisa mais idiota que já vi o motorista que falar que trazeira de caminhão levantada é vantagem não serve para ser motorista tem que prender a CNH e manda o cara arrumar outro tipo de ofício.

    Resposta
  • 22/02/2022 em 08:31
    Permalink

    Conversa fiada se a montadora pudesse os caminhões sairiam com 5 molas de fabrica pra corta custo
    É facil de enteder pq os caminhões nao saem de fábrica reforçado
    Cada caminhão sai com 11 molas de fabrica o ideal seria 20 em cada feixo ou seja seria 9 molas a mais e um caminhão tem 4 feixos ou seja seria 36 molas a mais em cada caminhão e cada mola custa 420,00 reais
    Vamos supor q cada montadora emplacam 4.000 caminhões por ano ai é so calcular 36 molas vezes 4.000 vezes 420,00 vai da 60.480.000 deram pra enteder pq os caminhões nao saem reforçado de fabrica ou precisa q desenhe?

    Resposta
  • 13/02/2022 em 12:59
    Permalink

    As montadoras vendendo caminhão sem pneus do truck por questão de preço e vem falar de mola, pro pessoal que fala e retruca procura um profissional do ramo e faz um orçamento pra arquear e colocar mais molas no caminhão depois vocês falam se e modinha ou pra melhorar algo, ninguém gasta 10 mil reais e mola e para-choque por modismo não gasta pra poder trabalhar melhor oferecer uma entrega melhor pra um cliente, atender horários de carga! Não pra prejudicar as pessoas que nos cercam! Os profissionais que ficam aí recriminando quem tem caminhão levantado, uma hora vão inventar algo pra prejudicar vcs também como não poder levar mais tua família pra viajar pq o caminhão e pra 2 pessoas sentada com segurança né, se você tiver um caminhão cabine simples e fizer o sofá cama você não pode levar ninguém com vc e se for cabine leito e tirar o banco pra fazer cama grande tbm não pode, iluminação item de segurança correto mais se você colocar uma lâmpada a mais na traseira do seu veículo você e condenado por modismo e alteração no sistema de iluminação! Vamos acordar às multas de trânsito e só pra arrecadar dinheiro 90% delas não fazem mal algum a ninguém nem ao outro usuário da via!

    Resposta
  • 12/02/2022 em 22:28
    Permalink

    Desde onde sei a volvo não dirige caminhão carregado no dia dia, a função dela é fábricar apenas

    Resposta
  • 12/02/2022 em 12:43
    Permalink

    Os engenheiros estudam uma vida inteira para fazer um bom projeto, ai vem uns zé ninguém que não sabem muitas vezes escrever o próprio nome e fazem essas maquinas de matar. Esse é o nosso país sem lei………..lamentável.

    Resposta
  • 12/02/2022 em 10:25
    Permalink

    Mete uma multa de uns 10 k nesses irresponsaveis que eles param com essa sandice

    Resposta
  • 11/02/2022 em 20:38
    Permalink

    Mete multa mesmo .isso aí é modinha .. profissional de verdade não faz isso . empresa seria não faz isso … Se fosse . De fato bom . As montadoras já tinham adotado essa modificação ..

    Resposta
  • 10/02/2022 em 16:08
    Permalink

    Galera sou caminhoneiro a mais de 49 anos e não concordo com essa mudança, veja o exemplo:
    Muitos dizem que fica mais seguro nas curvas, ora bolas, se quer mais segurança não pode desprezar oa demais situações para benéfico da segurança.
    1 – Com o sistema mais rígido (duro) é claro que fica mais difícil o tombamento como foi mostrado o numa reportagem, porem não é só esse quesito que determina todo o conjunto.
    2 – com a esturra mais rígida danifica rolamentos e todo sistema de estrutura do caminhão
    3- Um caminhão antes de entrar para o mercado consumidor passa por inúmeros testes e a engenharia da montadora chega ao melhor desempenho na estrada e a maior segurança.
    4- tem um monte de gente que se julga capacitado a mexer em tudo, mas sem nenhum conhecimento!
    Em fim, somos todos engenheiros e grandes mexedores, e vamos destruindo todos!
    Somente isso já bataria para não mexer!

    Resposta
  • 10/02/2022 em 11:04
    Permalink

    Quanto menos lamina menor é o custo.de produçao
    Lembrando que o volvo so tem duas molas na dianteira se carregar por igual fica com os paralamas arrastando nos pneus..
    Muito conveniente para a VOLVO.
    QUE HIPOCRESIA

    Resposta
  • 10/02/2022 em 09:54
    Permalink

    E tem gente que acha isso bonito ..

    Resposta
  • 10/02/2022 em 09:29
    Permalink

    Tá faltando vontade de prender bandido de verdade e sobrando críticas aos q carregam o Brasil nas costas

    Resposta
  • 09/02/2022 em 16:03
    Permalink

    Vejo muita pessoa aí criticando trazeira alta isso e aquilo mais mais a maioria não trabalha com o caminhão ou nem nuca subiu nun caminhão a trazeira exagerada eu concordo mais a maioria ergue o caminhão pra encostar nas docas deveria estabelecer uns dez centímetros a mais está simplesmente dificultando a vida do trabalhador simples assim

    Resposta
  • 09/02/2022 em 15:53
    Permalink

    Não minha opinião o caminhão muito alto eu concordo mais não dá pelo menos dez centímetros de tolerância e porque não trabalha com o caminhão fica ruim pra encostar nas docas está dificultando o trabalho do caminhoneiro deviria ter uma tolerância um pouco mais

    Resposta
  • 09/02/2022 em 13:06
    Permalink

    Como.pode, não há lei, não há regulamentação? Cada um faz o que quer? Que país é esse? Isso aqui é o fim da picada. Um país bagunçado de propósito. Desanimador..

    Resposta
  • 09/02/2022 em 11:20
    Permalink

    Na minha opinião que se desloca com o peso maior para o eixo dianteiro é lógico, lembrar quem fazia isso nos opalas, maverick arquear a trazeira, que com o peso do motor sempre tinha agregado e cambagem sempre aberta, fica bonito e significa que o motorista cuida do caminhão até de mais e gosta dessa vida… Parabéns….. Dependemos desses caminhões CUIDE BEM DELES E DOS DEMAIS NA ESTRADA.

    Resposta
  • 09/02/2022 em 09:33
    Permalink

    Bom diiiiiia galera! Aonde fica o ponto “G” da carga? Com os caminhões arqueados.

    Resposta
  • 09/02/2022 em 08:44
    Permalink

    Quem faz estupidez com o cominhao é porque nao ta nem um pouco preocupado co m quem anda nas estradas e põe em risco os outros so pra se aparecer.
    Mais cedo ou mais tarde a polícia dar um basta neses besta.

    Resposta
  • 08/02/2022 em 22:51
    Permalink

    Realmente infelizmente se percebe, que vc não é formado em engenharia né amigo ? Pode até ser um exímio profissional do volante, mas de engenharia não tem conhecimento, boa sorte

    Resposta
  • 08/02/2022 em 20:50
    Permalink

    Na boa ,vcs engenheiro tem que aprende muita coisa ,mau sabe dirigir e quer ensina e dizer uque ta certo ou errado ,por isso que esse pais nunca vai pra frente e muito mimimi ,tdo isso gera emprego pra muitos pais de familia ,e na boa volvo nem e tanto caminhao assim..

    Resposta
  • 08/02/2022 em 20:16
    Permalink

    Tremenda idiotice fazer isso no caminhão!

    Resposta
  • 08/02/2022 em 19:41
    Permalink

    A volvo não tem que falar nada, já que não dá conta de botar pra funcionar nem um carro elétrico imagina um caminhão kkkkkkkkk engenheiro estudou no papel e não na prática, no papel são bom

    Resposta
  • 08/02/2022 em 18:45
    Permalink

    Cadê a PRF? Já passou da hora de parar este absurdo ás leis

    Resposta
  • 08/02/2022 em 17:00
    Permalink

    Na minha opinião eu gosto de ver um caminhão um pouquinho mais alto atrás do que a frente mas o pessoal tá estrapolando a coisa aqueles feixes de mola tá demais aquilo não moleja nada não sede nada aí nas curvas tinha.

    Resposta
  • 08/02/2022 em 15:26
    Permalink

    Caminhão e ferramenta de trabalho e não carro de desfile alegórico….

    Resposta
  • 08/02/2022 em 11:12
    Permalink

    Mas como aqui é o Brasil é não a Suécia então tá tudo certo, aqui é um faroeste sem lei e podem se passar milhões de anos qu isso nunca vai mudar!!!!

    Resposta
  • 08/02/2022 em 10:35
    Permalink

    Fala engenheiro
    Então manda o caminhoneiro fazer o próprio caminhão e também a manutenção pois o mecânico também na dirigiu o caminhão dele.kkkk
    Cada um no seu trabalho .

    Resposta
  • 08/02/2022 em 10:34
    Permalink

    Então manda o caminhoneiro fazer o próprio caminhão e também a manutenção pois o mecânico também na dirigiu o caminhão dele.kkkk
    Cada um no seu trabalho .

    Resposta
  • 08/02/2022 em 10:21
    Permalink

    Engenheiro fosse tão bom os caminhões não vinha com tanto defeito de fabrica igual tem aí..

    Resposta
  • 08/02/2022 em 09:02
    Permalink

    As empresas que contratam os fretes deviam excluir caminhões arqueados e boicotar.

    Resposta
  • 08/02/2022 em 08:25
    Permalink

    Quero ver Colocar um vagão de trem em cada fazenda de grãos , ou um vagão de trem para fazer entregas de ração por exemplo ,em fazendas aí concordo com vc meu amigo abraços!

    Resposta
  • 08/02/2022 em 08:13
    Permalink

    Que nada a volvo está errada quem está certo e o camarada que costuma enxer a cara nas drogas para dirigir faz uma página na intetnet dirige todo torto repica acelerador p mudar marcha esse sim que etá certo.

    Resposta
  • 07/02/2022 em 21:57
    Permalink

    Perfeito seu comentário Natan! Parabéns! Concordo plenamente com você!

    Resposta
  • 07/02/2022 em 21:54
    Permalink

    Perfeito Julio! Concordo plenamente com você!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    Resposta
  • 07/02/2022 em 21:51
    Permalink

    Valor da modificação? Valor negativo é isso? Aí concordo pois o caminhão perde toda estabilidade sim! Não precisa ser técnico pra perceber isso! É perigoso sim . Ceifa a vida de famílias inteiras! Caminhão não é feito pra bater na traseira mas bate e essa é a triste ironia dos caminhoneiros PAI & FILHO qua i filho bate na traseira arqueada do caminhão do pai e vem a óbito!

    Resposta
  • 07/02/2022 em 21:45
    Permalink

    Que comparação mais esdrúxula! Quem coloca silicone põe em risco sua própria vida. Quem arqueia a traseira de um caminhão põe em risco a sua própria vida e a de terceiros também, as vezes até de uma família inteira!

    Resposta
  • 07/02/2022 em 21:40
    Permalink

    A questão é esses caminhões com traseira levantada! É perigoso sim. Tira toda a estabilidade do caminhão! Quando o motorista tomba e se fode sozinho tudo bem, problema dele. Mas e quando tira a vida de uma família inteira? Isso sim é que denigre a categoria! Tenho certeza que todo caminhoneiro de bem é contra essa prática de alteração da carroceria!

    Resposta
  • 07/02/2022 em 21:29
    Permalink

    Boa noite, acho importante deixar claro… Todo exagero é perigoso e por isso tem que ser fiscalizado e até punido… Mas pra quem não entende de caminhão, os progetos que rodam as estradas e a capacidade de carga do país não condiz com nossa realidade, então chamo a atenção que quando vc reforça o feixe de mola ou até arqueia pra dar um pouco de beleza ao cargueiro… Isso não deveria ser punido ou até perseguido… Em países de primeiro mundo o tuning e uma forma de muitas empresas se manterem empregando muitas famílias e etc, mas aqui onde leis são feitas por quem não vive a realidade tudo vira perseguição e arrecadação.

    Resposta
  • 07/02/2022 em 18:03
    Permalink

    Sou caminhoneiro há 30 anos.nunca vi se quer uma lei favorecer o caminhoneiro.Deveriam acabar com todos caminhões do mundo,e mandar esse. Povinho que não tem o que fazer buscar nas costas.✌️👍

    Resposta
  • 07/02/2022 em 17:01
    Permalink

    Concordo além de colocar em risco outros colegas das estradas

    Resposta
  • 07/02/2022 em 16:39
    Permalink

    Arquear a traseira do caminhão é coisa de motorista idiota, sem bom senso e sem noção do perigo que coloca em risco a vida deles e a vida das outras pessoas que estão trabalhando com seriedade para levar o pão para os filhos. Sem contar que dificulta e muito para os veículos menores nas ultrapassagens pois, não conseguem enxergar o que está à sua frente.

    Resposta
  • 07/02/2022 em 14:26
    Permalink

    Não acho bonito e nem acredito que fique bom pois si agente posicionar uma carga errada o caminhão fica ruim de freio duro etc…e agente percebe que que ele si comporta todo diferente em uma ultrapassagem etc.. não faria no que trabalho tem muitas formas de deichar um caminhão Bonito.

    Resposta
  • 07/02/2022 em 13:32
    Permalink

    Só acontece estás bizarrice porque não há fiscalização!

    Resposta
  • 07/02/2022 em 13:29
    Permalink

    Onde anda os órgãos de fiscalização?

    Resposta
  • 07/02/2022 em 10:22
    Permalink

    Uma pergunta?
    Quando uma pessoa levanta de manhã, arruma o cabelo, se enche de perfume, se veste com uma roupa bonita é para consumir menos energia durante o dia? É pra ter mais estabilidade ao caminhar? Etc…

    Resposta
  • 07/02/2022 em 09:11
    Permalink

    Eu sou caminhonete a 35 anos,acredito que enquanto não acontecer com um parente de alguém que defende esse tipo de modinha…sim modinha…tem um Fanta aí que faz vídeos e tal que se vc o ouvir falando vc corre o risco de ficar notado só ouvindo ..inventa essas bostas aí e os Nutella paga pau pro cara…eu não vou apoiar nunca esse tipo de modificação pois é um desservico que estão fazendo.quando vcs ouvem falar que caminhoneiros são tudo nóia está aí o que esses tipos fazem com a categoria denigrem a imagem que já está desgastada a anos no Brasil. Caminhão não é pra desfile é pra trabalho. Que venham as fantas e as Nutellas com seus mimimis.

    Resposta
  • 07/02/2022 em 06:27
    Permalink

    Imagino eu descarregar uma carga com empilhadeira e uma dificuldade quem vai ser danificado , caminhão ou a carga?

    Resposta
  • 07/02/2022 em 00:07
    Permalink

    Que triste que essas pessoas não entendem física tenho é pena. A PRF tinha que criar uma lei que proíbem caminhões arqueados, e não apenas dar multa, só falta uma pessoa de grande influência falar sobre isso para banir esses caminhões ou andam na lei ou não andam, e as empresas tinham que não aceitar caminhão arqueado para carregar. Muitos vão me xingar mais não tou nem aí *CAMINHÃO ARQUEADO É UM PERIGO*

    Resposta
  • 07/02/2022 em 00:02
    Permalink

    Distância de seguimento muita das vezes não resolve nada

    Resposta
  • 07/02/2022 em 00:00
    Permalink

    O problema é que quem anda alto paga o preço e quem não tem nada aver paga também.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 23:54
    Permalink

    🤣🤣🤣🤣🤣 é tudo testado cara não são teorias são práticas, e eles Também dirigem pra saber isso se até algumas empresas de jogos testam caminhões na vida real pra ter uma ideia pra colocar no jogo um engenheiro não vai testar, estuda física e Veja que quanto mais alto maior as chances de cair no caso do caminhão tombar estude que vc vai entender isso é lógica

    Resposta
  • 06/02/2022 em 21:46
    Permalink

    Verdadeiro tu José falou tudo, isso e um meio q o governo achou pra tirar dinheiro do bolso do povo

    Resposta
  • 06/02/2022 em 21:19
    Permalink

    puxa o camioneiro está sendo roubado pelo governo federal e governos estaduais,: imposto federal R$1.00 imposto estadualR$ 1.00 por litro de diesel . donos de postos de combustíveis que não deixam o camioneiro encostar pra dormir só se abastecer ainda prá atrapalhar o camioneiro vem estes irresponsáveis rebaixar caminhões causando acidentes nas estradas. não falta mais nada prá ferrar os camioneiros. é só a PRF fazer cumprir as leis e acabou com esta palhaçada de caminhão afossinhado. é lei é só cumprir em cada posto da PRF. e tirar estes lixos de circulação. é tanto problema que o camioneiro tem e estes mais caminhoneiros fora da lei ainda incomodando.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 20:44
    Permalink

    Um vagão de trem carrega 3 caminhões, portanto, uma composição com 400 vagões, do sul do Brasil ao norte, é uma redução de custos e acidentes gigantesca tremenda. Está aí a solução!

    Resposta
  • 06/02/2022 em 19:29
    Permalink

    Eu acho q o pessoal deveria encosta o caminhão na casa e tira umas féria, PO os cara tá trabalhando, nunca é reconhecido, é descriminalizado a torto e direito, e por causa dessa fatalidade q aconteceu provocado por um automóvel, agóra ta essa zona q o caminhoneiro tm d paga a conta, pq o serviço da polícia é só faze multa..
    Quantas pessoa c acidenta por falta d sinalização na rodovia, por falta d manutenção da pista (é buraco, ondulação), por condição adversa do tempo (é neblina, é chuva, etc), por imprudência msm, e por ae vai e ninguém fala nd
    Os político roba milhões da saúde, quantas pessoas morrem por causa disso, é falta d remédios d hospitais, d médicos e ninguém investiga, nem c fala no assunto, pq será..
    Esses pessoal q era pra fica em casa recebendo auxílio e foram viaja, foram pra praia, pq não foram do otro lado do pais compra fruta, compra verdura, etc
    É isso q tm d faze, tm d encosta o caminhão e esse pessoal q crítica q vá lá pro pqp busca oq come oq vesti, abastece o carro, etc
    Nesse país só tm lei pra vagabundagem, pra bandido, trabalhador só toma no zóio a vida toda

    Resposta
  • 06/02/2022 em 18:38
    Permalink

    “Até ontem” não se ouvia falar que um caminhao entrava embaixo da traseira de outro, pois a frente do caminhão é projetada para absorver o impacto. A única função desse arqueamento é servir de guilhotina.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 18:23
    Permalink

    Só acho que por causa dessa modinha tem muita gente pagando o preço da ignorância. onde que quem dirige sabe mais do que quem fabricou?

    Resposta
  • 06/02/2022 em 17:13
    Permalink

    Daqui há pouco, vai aparecer alguns condutores de veículos pesados aqui (usei esse termo pra diferenciar os caminhoneiros responsáveis dos que querem impor seu ponto de vista na truculência) dizendo que médico que passa a vida toda pra ser capaz de salvar a vida de um destes depois de um grave acidente, não sabe de nada sobre salvar vidas porque aprendeu a vida estudando.
    Todo fabricante de veículos quando projeta um produto, o submete a vários testes para se assegurar que todos os parâmetros do projeto são atendidos com margem de segurança, para que esses componentes cumpram a sua função e não quebrem em hipótese alguma se as cargas forem respeitadas.
    Daí o cara vai no amigo moleiro dele que fala que o caminhão vai ficar mais seguro com a frente rebaixada e a traseira levantada. Daí eu lanço o desafio. Esses caras (oficinas) que fazem essas alterações fornecem um projeto com memorial de cálculo, desenhos, certificados e documento de recolhimento de anotação de responsabilidade técnica, que o cara da reportagem tem que apresentar quando projeta alguma coisa?
    Não cai a ficha desses caras que tudo que se coloca num veículo ou num prédio tem que ser exaustivamente calculados, com a finalidade de se checar se a dimensão e mesmo o material que se pretende usar tem resistência que garanta que o componente vai resistir sem quebrar?
    Ou esses caras acham que a empresa quando projeta um avião, ela chuta o tamanho e formato das asas? Ou a potência é quantidade de motores?
    Queria ver a reação desses que menosprezam a experiência e o conhecimento do engenheiro que projeta o veículo, numa situação de emergência tivesse que fazer ele próprio ou uma pessoa muito querida da família, tivesse que passar por uma cirurgia complexa e de alto risco, recebesse a informação de que quem iria conduzir a cirurgia seria o atendente de enfermagem, pois tudo o médico cirurgião sabe é aquilo que ele aprendeu numa faculdade e por isso é desnecessário pra essa situação (o atendente de enfermagem é só pra fazer uma alusão ao “moleiro”).
    Pimenta nu butão dos outros é refresco. E isso muda no momento em que a perícia comprovar que um acidente foi causado ou se potencial de dano foi multiplicado por conta de uma modificação nas características do veículo que reduziram a segurança do mesmo, e o juiz apontar pro indivíduo e dizer “você é o responsável pela consequência do acidente e está preso”, aí pode ter certeza que o cara entra no eixo.
    E não adianta alguns maus condutores virem com o argumento sentimentalista de que se tem alimento na minha mesa e na de todos os brasileiros. Isso é uma verdade pra todos os bons caminhoneiros. Se for pensar assim, se médicos cruzarem os braços, fodeu! Se meu setor parar, uma reação em cadeia acontece pois tudo o que depende de aço, também pára! Inclusive a produção de caminhões, maquinário agrícola, equipamentos para frigoríficos, fornos…
    Então, sejamos responsáveis e respeitemos a opinião de quem projetou seu veículo.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 17:10
    Permalink

    PRF tem que prender o caminhão e tomar a CNH .

    Resposta
  • 06/02/2022 em 16:50
    Permalink

    Blz os engenheiros estudam 5 anos mais perguntam a eles se eles ja dirigiram um caminhão só sabem na teoría na pratica quem sabe são eles os profissionais da estradas.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 16:45
    Permalink

    Quanta bobagem. Levantar a traseira de um caminhão só para ficar diferente é uma palhaçada.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 16:31
    Permalink

    Verdade, condenam uma classe toda por alguns que aderem a essa moda. Motorista é uma classe sofrida, marginalizada.
    Por que não vão criticar essa piazada de apartamento, que rebaixa o carro e coloca som com volume insuportável?

    Resposta
  • 06/02/2022 em 16:29
    Permalink

    Tá, agora caminhoneiros sabem mais das leis da física que Isaac Newton. É uma tristeza ver o negacionistas da ciência. Não há nada mais nocivo ao ser humano que a ignorância.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 15:56
    Permalink

    É apenas engenheiro não quer dizer que saiba mas do que o piloto da nave que tem que ter o veículo na mão para fazer os horários para esse engenheiro ter o que comer na mesa ..

    Resposta
  • 06/02/2022 em 15:39
    Permalink

    Coisa de desocupado, caminhoneiro de verdade não fica fazendo essa palhaçada no caminhão, a polícia tem é que prender mesmo multar e pronto, nunca ouvi falar que levantar um veículo vai trazer algum benefício em relação estabilidade, isso é só uma questão de estética besta

    Resposta
  • 06/02/2022 em 15:00
    Permalink

    Caminhão arqueado não gera perigo a ninguém, basta a pessoa respeitar a distância de seguimento . Caminhão arqueado é top e não tem nada a ver com crime

    Resposta
  • 06/02/2022 em 14:07
    Permalink

    Contrariar as leis da física não dá não, fica firme porque tem uma pilha de molas , então se deixar mais baixo e endurecer a suspensão, daí sim veriam que é firme , ou será que a fórmula 1 está errada com carros baixos kkkkk , mas infelizmente no Brasil é assim , não pode isso nem aquilo , massas separar uma taxa pode

    Resposta
  • 06/02/2022 em 13:41
    Permalink

    Talvez levantar mude o CG……mais as montadoras montam alguns caminhões que com suspensão original, após ser carregados de maneira igual na carroceria….elevam a frente e deixam o eixo dianteiro meio doido ….. Será que isso não traz riscos….? Pq ninguem fala disso…….Engraçado que se tu vai no Inmetro e gasta uma graninha….daí pode circular……resumindo tem abusos de ambos os lados …..e opinião de pé de breque não serve nessa questão…….

    Resposta
  • 06/02/2022 em 13:17
    Permalink

    Por falar nisso você sabe o que é diafragma de cuíca de freio?

    Resposta
  • 06/02/2022 em 13:08
    Permalink

    Na foto acima você acha que o filho e a nora morreu na traseira do caminhão do pai porque ele achou que era garagem?ou foi um falha mecânica tipo na hora que ele pisou no freio uma mangueira de freio estourou ou um diafragma de cuíca estourou? Quando o caminho é arqueado causa o efeito guilhotina. Como fica a consciência desse pai? Não acha caro arquear o caminhão mais acha caro a manutenção.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 13:06
    Permalink

    Não sou caminhoneiro, mas vi um cara falando que é absurdo que as leis da física agem diferente num carro e num caminhão e posso dizer: essa pessoa não sabe o mínimo de física, nunca deve ter ouvido falar em centro de gravidade.

    Fiquei feliz de ver que a galera, no geral, concorda que caminhão arqueado é coisa de gente estúpida que quer aparecer.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 13:01
    Permalink

    Nao tem coisas mais interessante pra vcs postarem não? Cada um cuida da sua vida gente,não vejo o porque insistir nisso quem quer alto anda alto e paga o preço por isso,quem quer baixo anda baixo,e quem nunca nem dirigiu um caminhão vai adquirir experiência pra depois vim comentar,o povo preocupa demais com a vida dos outros aha

    Resposta
  • 06/02/2022 em 12:54
    Permalink

    Nessa foto acima será que o filho pensou a traseira do caminhão do pai era garagem? Ou foi um problema de freio? Tipo pisou no freio e a mangueira estourou ou um diafragma de cuíca estourou? Com a traseira arqueada forma o efeito guilhotina. Como fica a consciência desse pai? E o pior é que esse pessoal não acha caro o arqueamento mais acha caro a manutenção do bruto.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 12:54
    Permalink

    E tu acha mesmo que algumas dessas modificações nos carros e motos realmente melhoram o desempenho em alguma coisa? Tu acha mesmo que eles também não são proibidos? Pelo amor de deus cara. Sai dessa ilusão de que só pq é caminhão, a física age diferente, percebe logo que tu tá só enganando a si mesmo

    Resposta
  • 06/02/2022 em 12:49
    Permalink

    Poucos desses motoristas tem o ensino médio completo e querem ser melhores do q os engenheiros???kkkkkkkk isto basta pra calar a boca desses Nutella..

    Resposta
  • 06/02/2022 em 12:46
    Permalink

    Batida na trazeira cabe a responsabilidade de quem bateu por andar colado ou falta de atencao isso nao tem nada a ver com veiculo alto ou baixo .esse negocio de vcs criticarem trazeira alta e por que vc nao tem gosto e entendimento nenhu de caminhoes e estilo

    Resposta
  • 06/02/2022 em 12:37
    Permalink

    Será que motorista entende de engenharia ja que engenheiro não entende de dirigir caminhão?.
    Se preocupe c o consumo e deixa de lado sua segurança….aí vc vai fazer média la no seu!!!

    Resposta
  • 06/02/2022 em 12:28
    Permalink

    Nunca vi tanta besteira em uma só frase “Caminhão Arqueado da mais estabilidade”. Mano, se veículo Arqueado realmente desse mais estabilidade, os carros de fórmula 1 seriam todos arqueados. Na fórmula 1, a prioridade é desempenho e não estética. Se a fórmula 1 que tem os maiores engenheiros do mundo, a Scania e a Volvo que provavelmente são as maiores marcas de caminhão do mundo dizem que arqueamento não dá estabilidade, os cara acha mesmo que eles que no máximo fizeram um cursinho de mecânica, são mais espertos e inteligentes do q os cara que vivem da engenharia? Meu Deus, cara. Por favor caminhoneiros, como a glr que faz o nosso país se mexer, eu esperava mais profissionalismo de alguns de vcs.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 12:00
    Permalink

    Eai turma
    Sou motorista a 28 anos e felizmente nunca tive um acidente e é simples não ter , pq andar dentro da norma respeitar o veículo q tem na mão e nunca passar da curva do seu limite e do equipamento …c e projetado p tal peso p tal velocidade então respeitamos agimos d acordo com o manual e dentro do nosso conhecimento sem ser super homem lembrando q motorista bom não é aquele q corre q faz curva de pé em baixo ou anda a 100 km dando quebra asa e sim aquele q volta vivo p sua casa e sua família e com baixo custo com seu equipamento…E reciclar e sempre bom para todos para estar sempre por dentro das novas tecnologias para não falarmos besteiras sem embasamento!

    Resposta
  • 06/02/2022 em 11:00
    Permalink

    Sempre arrumam uma desculpa pra degradar a imagem do caminhoneiro q abastece a dispensa de quem produz uma matéria dessa, se cada um preocupasse com sua própria vida e tivesse empatia pelo próximo, concerteza haveria menos acidentes. Ou estão esquecendo de colocar os condutores de carros menores nessa lista de acidente ae

    Resposta
  • 06/02/2022 em 10:42
    Permalink

    Bom dia companheiro! Pela sua opinião percebi se de duas uma você está comendo agora ou não é estradeiro de verdade. Nesses 42 anos de estrada e conhecer o Brasil quase todo e quem é do trecho sabe muito bem que traseira de caminhão não é garagem, porém acidentes acontecem, senão aconteceu com você dê graças a Deus. Uma falta de freio um engavetamento na neblina ou serração e outros são motivos de batida de traseira e se o caminhão da frente for arqueado você morre. Por falar em neblina e serração você sabe a diferença?FIQUE COM DEUS E QUE ELE TI ABENÇOE.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 10:41
    Permalink

    Num fala bosta nao irmao…garante que pra vc falar isso nem se quer vc muntou em um caminhao…Policia tem que prender bandido…nao trabalhador.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 10:34
    Permalink

    Erro grave de português já na manchete é desanimador!!

    Resposta
  • 06/02/2022 em 10:14
    Permalink

    Ninguém tá buscando vantagem nisso não, só está modificando aquilo que é seu, traseira alta nunca foi garagem de ninguém não, tanto alta quanto baixa, entra no fundo quem não tem capacidade de dirigir

    Resposta
  • 06/02/2022 em 10:09
    Permalink

    Os engenheiros estudão 5 anos para colocar o produto no mercado…… aí vem uns nutelas e colocam estas modinhas sem estudo nenhum na estrada….pior de tudo e a conivencia….

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:51
    Permalink

    Para mim PRF, PRE Policia Militar e outros órgãos com poder de prender deveria prender todo motorista e caminhão arqueado e só liberar depois que voltasse a configuração original e com muitas multas. CAMINHÃO ARQUEADO É UMA ARMA MORTAL.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:49
    Permalink

    Será que esse engenheiro dirige caminhão,ou só sabe na teoria.a volvo meu deus deveria preocupar em concorrer em consumo de combustível com a Scania,e conforto também,além de ter uma manutenção muito cara.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:48
    Permalink

    Pois vivó escutando historias de ida e vianda de Muita e muitas viagens para todo mundo com varios tipos de caminhoes ai logo dos tempo alfa.mb.vl.scania indo e vindo em estradas precarias e nem por isso tiham esse comentarios nao tinham caminhoes arqueadas nao se vía falar em varias mortes por colisoes traseira o povo da época era so alegria

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:40
    Permalink

    Tem idiotas que não terminaram os estudos, e acham que são melhores que os engenheiros.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:38
    Permalink

    Verdade Angelo, contra a modinha e a opinião dos influenciadores digitais de b o s t a que só carregam um fileira de pó e venderem propaganda e difícil argumentar. Eu estava vendo a reportagem de um imbecil na Record esses dias falando o texto ensaiado que caminhão arqueado é isso e é aquilo e no final quando foi perguntado sobre a multa praticamente ele disse foda…se. isso é um exemplo de marginal que acaba com a profissão. É esse tipo de pessoas que vários seguem e apoiam.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:35
    Permalink

    A galera da doca agradece ao engenheiro pela força.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:31
    Permalink

    Concordo plenamente com a volvo

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:23
    Permalink

    A volvo deveria tentar fazer um caminhão melhor mais econômico mais confortável e não ficar dando palpite onde não entereca a ela. Só por que é caminhão fica dando esses comentários todos e os carros que são modificados, motos e etc.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:06
    Permalink

    Isso é uma babaquice,gente sem cultura que tem necessidade de chamar a atenção!
    Ridículo!!

    Resposta
  • 06/02/2022 em 09:02
    Permalink

    Outra coisa todas as transportadora e empresas que contratam motorista agregados tinha de parar de contratar caminhões que tenham arqueamentos. Proibir de verdade.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 08:59
    Permalink

    O Contran precisa tomar providências urgente contra esses assassinos da estrada que andam com esses caminhões nas estradas porque além de serem um grande riscos causando acidentes a maioria desses idiotas andam em altíssima velocidade.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 08:39
    Permalink

    A volvo está certíssima e tem até uma vantagem porém até certo ponto o arquiamento

    Resposta
  • 06/02/2022 em 08:25
    Permalink

    Devia chapar de multa a polícia, e fazer o motor regularizar o caminhão

    Resposta
  • 06/02/2022 em 08:21
    Permalink

    O problema é que as pessoas não escutam quem entende do assunto caminhões antes de ser posto a venda São testados e aprovados como foi fabricado daí aparece alguém se achando muito entendido e muda o que foi feito por engenheiros a polícia rodoviária deveria apreender estes veículos arqueados ate ser regularizados e as empresas não carregar estes veículos

    Resposta
  • 06/02/2022 em 08:19
    Permalink

    No momento que alguma seguradora não indenizar o veículo e carga num eventual acidente, vai diminuir gradualmente esse modusmo.

    Resposta
  • 06/02/2022 em 07:51
    Permalink

    Já pensou se o piloto de avião fizesse algo parecido com os aviões kkkk

    Resposta
  • 06/02/2022 em 02:33
    Permalink

    A volvo tinha que estuda era pra fazer um caminhão macio e confortável pro motorista e que não entra terra dentro .. kkk. O resto o Detran e a PRF resolve

    Resposta
  • 05/02/2022 em 22:55
    Permalink

    lembrando q o engenheiro antes de tudo tem q projetar um caminhão de baixo custo e grande retorno ou seja mais molas mais gastos mais gastos e igual a menos lucro e mais despesas. sem falar que e fácil projetar e fazer cita casos sem nunca ter viajado na boleia que projetou não desmerecendo o tempo de estudo e a capacidade do engenheiro acima mais quantos 1000 km ja rodou por dia em um caminhão que você projetou?

    Resposta
  • 05/02/2022 em 22:40
    Permalink

    Caminhão é pra trabalhar no dia dia , não sei como tem esses piá que ainda consegue fazer tal coisa , são todos movido pelas modinhas , lamentável …

    Resposta
  • 05/02/2022 em 21:25
    Permalink

    Tem muito técnico nesse país e pouca gente para trabalhar. Quem já trabalhou em caminhão truck com traseira levantada sabe o valor da modificação, além do mais, caminhão não foi feito para bater na traseira…Seria muito bom parar de criticar quem abastece este país e leva uma vida marginalizada pelas autoridades, imprensa e pelos que desconhecem o assunto.

    Resposta
  • 05/02/2022 em 19:59
    Permalink

    Cada um com seu ponto de vista sobre levantar ou não o caminhão. Da mesma forma eu vejo fazendo a seguinte comparação: não se deveria colocar silicone em peito ou bunda. Mas com certeza fica bonito, mais é prejudicial a saúde e pode morrer, mas mais assim vão colocar. Cada um faz com achar melhor pra sim, e só passar no Inmetro que está tudo resolvido e sem riscos de acidentes!

    Resposta
  • 05/02/2022 em 19:00
    Permalink

    As empresas não deveriam carregar e nem receber cargas em caminhões desse tipo! Caminhão é ferramenta de trabalho tem que ser dentro do padrão.

    Resposta
    • 06/02/2022 em 13:44
      Permalink

      COM A TRASEIRA ARQUEADA OU NAO, VAI MATAR DO EMSMO JEITO, O QUE CAUSA ACIDENTE MESMO É A IMPRUDÊNCIA

      Resposta
  • 05/02/2022 em 18:56
    Permalink

    Mesmo depois dessa explicação ainda vai aparecer alguém aqui para defender o contrário.

    Resposta

Deixe um comentário!

Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal CAMINHONEIRO SEGUE TRABALHANDO AOS 90 ANOS DE IDADE