Scania mantém fábrica de veículos especiais na Suécia

por Blog do Caminhoneiro

A pequena cidade de Laxå, na Suécia, tem apenas 3 mil moradores. Mas é de lá que saem quase todos os caminhões especiais fabricados e vendidos pela Scania. Entre eles, os modelos Crew Cab, com cabine dupla, e os modelos com cabine L.

A fábrica surgiu na década de 1950, quando Olow ‘Olle’ Pettersson, um mecânico extremamente habilidoso, foi contratado pela Scania. Ele já realizava modificações em caminhões. No ano de 2020, a Scania comprou a fábrica integralmente.

“É fantástico desfrutar de todo o suporte do Grupo Scania e, ao mesmo tempo, ser uma unidade ágil e altamente especializada”, disse o Diretor Administrativo da fábrica, Björn Leksell.

A unidade tem duas operações, sendo uma com a produção de caminhões completos, com a cabine L, rebaixada, e também com cabines P, G e R na versão Crew Cab, para uso como caminhões de bombeiros, por exemplo., e também uma linha especial, que recebe caminhões praticamente prontos da fábrica de Södertälje, que são finalizados ali. Essa segunda operação é responsável pela montagem dos modelos 770 V8 8×4, para o transporte de cargas pesadas.

O fundador da oficina, Olle Pettersson, foi pioneiro em muitas áreas técnicas. Entre muitos projetos de desenvolvimento impressionantes em Laxå, vale a pena mencionar as cabines de entrada baixa. Elas foram introduzidas na década de 1980, voltadas principalmente para coleta de lixo em áreas urbanas.

Atualmente, a fábrica tem 160 colaboradores, e chega a produzir mais de 1.500 veículos especiais por ano.

“No ano passado, lidamos com cerca de 1.500 veículos especiais aqui. Desse número, 580 eram cabines duplas e 410 eram cabines da série L, com algumas também equipadas com a novo City Door”, disse Björn Leksell.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!