Arrancadas com caminhões carregados são impressionantes

por Blog do Caminhoneiro

Caminhões não são veículos especialmente rápidos. A função principal é levar cargas de um local para o outro, sendo eficientes e tendo a maior capacidade de carga possível. Mas, como para todos os outros tipos de veículos, existem competições de velocidade com caminhões. Aqui no Brasil, conhecemos bem a Copa Truck e o Campeonato de Arrancadas que acontece na região Sul, com caminhões especialmente preparados.

Fora do Brasil, também existem diversas competições, com corridas em circuitos, e provas diversas. Uma das mais interessantes é a competição canadense Big Rig Challenge, que é organizada pela National Association of Show Trucks (NAST), que gerencia os campeonatos desde 1995, com provas no Canadá e Estados Unidos.

As provas de arrancada acontecem com cavalos-mecânicos e conjuntos, com até 80 toneladas de peso total. Além disso, existem exibições e premiações extras, para caminhões antigos, modificados e outros.

Nos próximos dias 24 a 26 de março, acontece mais uma edição, no Kentucky Exposition Center em Louisville, no estado norte-americano do Kentucky, durante a 50º edição do Mid-America Trucking Show.

Os caminhões que competem são divididos em categorias, que variam conforme a motorização. Os modelos mais potentes tem motores com até 19 litros de cilindrada, com oito cilindros e dois turbos, podendo ter potências na casa dos 3.000 cavalos.

Geralmente, as pistas tem 152 metros de comprimento, e os caminhões mais potentes podem chegar aos 115 km/h. Mas, para o público, a maior alegria é ver as toneladas de torque dos motores sendo despejados sobre os chassis, que são torcidos ao limite. Em algumas arrancadas, o torque é tão elevado, que, além da torção do chassi, os dois pneus dianteiros são levantados.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!