Chinesa Sany lança caminhão a hidrogênio com jeitão de Scania

por Blog do Caminhoneiro

Como muita gente sabe, os departamentos de design das indústrias automotivas chinesas não são os mais criativos do mundo. Por isso, é bastante comum vermos carros e caminhões “inspirados” em veículos produzidos por grandes montadoras mundo afora.

Nesta semana, a montadora de caminhões Sany Heavy Trucks anunciou o lançamento de um novo caminhão pesado, em versão 8×4, movido a hidrogênio. Pode-se notar, no design, bastante semelhança com caminhões da montadora sueca Scania, mas o modelo chinês é voltado exclusivamente para aquele mercado.

Esse é o único modelo da montadora voltado para operação como basculante. A Sany é uma grande fornecedora mundial de guindastes e outros caminhões vocacionais. O novo caminhão conta com uma célula de combustível de hidrogênio instalada atrás da cabine, o que reduz um pouco o espaço para a carroceria, e, no lugar do motor convencional, são instalados motores elétricos, com potências entre 270 e 483 cavalos.

Junto com o anúncio da versão basculante, a Sany também destacou que trabalha no lançamento de um modelo de cavalo-mecânico, baseado no mesmo projeto.

Apesar do anúncio do lançamento, não foram publicados mais detalhes técnicos dos novos caminhões. Apenas foi informada a tara, de 13 toneladas, com peso bruto total de 31 toneladas, o que significa que carroceria e carga poderão pesar até 18 toneladas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!