Empresa transforma caminhões em monstros com até 8 eixos e tração 16×4

por Blog do Caminhoneiro

Algumas operações de transporte não podem ser feitas por qualquer tipo de caminhão. São necessários veículos especial, bastante diferentes das configurações originais de fábrica. Para fazer tais veículos, empresas como a Bilstrup Karosseri og Ravnstrup Vognsmedie, da Dinamarca, mantém oficinas especializadas para personalizar os veículos de acordo com as necessidades dos clientes.

Essa empresa é responsável pela produção de alguns dos maiores e mais respeitáveis chassis da Europa, com versões de até 8 eixos, com tração 16×4, sendo que até 5 eixos tem sistemas de direção.

Na última semana, foi entregue mais uma unidade completamente modificada pela empresa, dessa vez, do Scania R 770, que saiu de fábrica com chassi 8×4. O caminhão foi recebido pela empresa, que realizou o alongamento do chassi, e reposicionamento dos eixos de tração, além da instalação de mais três eixos no caminhão.

Com as alterações, o caminhão passou a ser um 14×4, com 5 eixos direcionais. Ou seja, mesmo os eixos que tem rodados duplos tem esterçamento, garantindo que o raio de giro seja o menor possível.

Outra modificação, feita no ano passado, é ainda mais impressionante. Um Scania R 730 recebeu mais quatro eixos após sair da fábrica, ficando com oito eixos e tração 16×4, sendo que seis eixos são direcionais, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Mas para que servem esses caminhões? Guindastes! Após serem finalizados pela Bilstrup Karosseri og Ravnstrup Vognsmedie, os caminhões são enviados para a JH Kran, também da Dinamarca, que instala poderosos guindastes sobre os chassis, alguns para movimentação de grandes cargas, e em outros casos, para resgate de veículos acidentados.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!