Ônibus elétrico Mercedes-Benz é apresentado para o Consulado da Alemanha

por Blog do Caminhoneiro

Thomas Schmitt, Cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, e de Joseph Weiss, Cônsul-geral adjunto, realizaram uma visita à fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, onde foi apresentado o ônibus totalmente elétrico eO500U, sendo o primeiro chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz no País, que simboliza a entrada da marca na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil.

O inédito veículo, que chegará ao mercado ainda em 2022, foi apresentado aos visitantes por equipes de Desenvolvimento e Produção, que realizaram demonstrações e também test-drive dentro da própria fábrica.

A fábrica da Mercedes-Benz já está passando por atualizações importantes para a preparação da produção do novo ônibus.

“Os conceitos da Indústra 4.0 na nossa Empresa resultaram em flexibilidade de montagem de vários modelos numa mesma linha. Com isso, ganhamos tempo na preparação para eO500U, fazendo apenas as adequações específicas de um veículo elétrico. Também estamos em estágio avançado de treinamento da equipe de colaboradores para o ônibus elétrico, que requer conhecimentos próprios de segurança na montagem. Para isso, contamos com a expertise de colegas da Daimler Truck e do SENAI”, diz Sérgio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina.

Para Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a expectativa do mercado é grande para o novo produto.

“Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023, trazendo a solução da marca para a eletromobilidade no País”, disse o executivo.

“Ficamos muito felizes pela oportunidade de visitar a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo. Estamos impressionados pelo nível tecnológico do novo chassi de ônibus elétrico eO500U. Temos certeza de que se trata de um veículo que conquistará o mercado brasileiro e da América Latina, e de que esses países serão bem preparados para recebê-lo com toda a assistência da Mercedes-Benz”, declara Thomas Schmitt, Cônsul-geral da Alemanha.

Com o eO500U, apresentado ao mercado em agosto de 2021, a Mercedes-Benz do Brasil dá mais um passo histórico em sua trajetória marcada por muitas conquistas para a Companhia, a indústria automobilística e o próprio País. Esse primeiro chassi de ônibus elétrico é um veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. Além disso, foi amplamente testado também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler em ônibus elétricos.

“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 65 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte. Agora, alinhado às demandas de clientes e da sociedade, acrescentamos a tecnologia elétrica ao nosso universo de multissoluções. Assim, a operação brasileira se alinha à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG – sigla em inglês que representa ações de Meio Ambiente (Enrivonmental), Ações Sociais (Social) e Governança Corporativa (Governance). “Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que teremos pela frente”, afirma Roberto Leoncini.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!