Scania apresenta caminhões elétricos fora-de-estrada na Suécia

por Blog do Caminhoneiro

A Scania está desenvolvendo caminhões elétricos para todo tipo de operação na Suécia, onde fica a matriz da empresa. Além da busca dos transportadores pela redução das emissões de poluentes, o desenvolvimento desses caminhões também ajuda a Scania a aprimorar a tecnologia, que futuramente será oferecida em todos os mercados onde a marca atua.

Na manhã de hoje, 21 de março, a Scania anunciou mais uma operação para caminhões elétricos, que foram adquiridos pela empresa de mineração LKAB, da cidade de Malmberget, no norte da Suécia. O modelo elétrico é um Scania Heavy Tipper, que poderá ter um peso total de até 49 toneladas quando carregado. Além do basculante, a montadora também vai fornecer um caminhão guindaste elétrico para a LKAB.

O grande diferencial da operação desses caminhões é que boa parte das viagens será feita dentro de minas subterrâneas, onde o transporte é mais exigente e perigoso. A LKAB está se esforçando para se tornar uma das empresas de mineração mais sustentáveis ​​do mundo.

“Os caminhões elétricos fazem parte de uma ambição de estabelecer um novo padrão para mineração sustentável, onde o uso de combustíveis fósseis não exista. Estamos substituindo nossa frota diesel, e estamos testando a capacidade dos veículos elétricos movidos a bateria. Essas decisões tomadas com relação à escolha dos caminhões devem contribuir não apenas para uma maior produtividade, mas, acima de tudo, para uma mina mais sustentável e um ambiente de trabalho mais seguro”, diz Peter Gustavsson, gerente de projetos da LKAB.

Os dois novos caminhões começarão a ser operados ainda neste ano, e a frota elétrica deverá ser ampliada ao longo dos anos seguintes.

“Continuamos trabalhando com clientes que estão dispostos a experimentar soluções inovadoras junto com a gente. Para a Scania, é muito valioso poder testar veículos elétricos em ambientes extremos, como em operações de clientes reais em minas. Além disso, o caminhão basculante elétrico pesado é o primeiro de seu tipo na indústria e outro grande passo na jornada em direção a soluções de transporte sustentáveis ​​em todas as aplicações”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.

“A entrada da Scania em nosso processo de transformação é valiosa porque nos dá a oportunidade de avaliar seus veículos movidos a bateria. Juntos, esperamos desenvolver e construir veículos livres de combustíveis fósseis que sejam tão ou mais produtivos do que os que temos atualmente”, conclui Gustavsson, gerente de projetos da LKAB.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!