Operações com caminhões autônomos vão começar em rotas ruins para caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

As empresas Werner Enterprises e Aurora Innovation Inc. anunciaram a criação de uma operação com caminhões autônomos, dentro de um programa piloto, no Texas. Esses caminhões, que já podem rodar sozinhos mas ainda contam com um motorista de segurança na cabine, vão circular por um dos piores trajetos para os caminhoneiros dos Estados Unidos.

A viagem será realizada entre Fort Worth e El Paso, no Texas, com cerca de 600 milhas (1.000 quilômetros). Essa viagem é considerada pelos caminhoneiros como muito demorada e monótona, já que são necessárias mais de nove horas de viagem para ser feita. A velocidade máxima permitida em alguns trechos é de 85 milhas por hora para caminhões.

“A rota de Fort Worth a El Paso tem mais de 600 milhas e leva aproximadamente nove horas para ser concluída. Sua longa distância e monotonia contribuem para a reputação desta estrada de ser pouco atraente para os caminhoneiros. Ao implantar o sistema Aurora Driver nesses transportes, a Aurora e as empresas com as quais está trabalhando estão construindo um futuro em que caminhões autônomos podem lidar com rotas menos populares, enquanto motoristas humanos transportam cargas mais atraentes”, disse a Aurora, em comunicado.

Por enquanto, a operação ainda é um teste, com poucos caminhões autônomos rodando. Quando as leis para esse tipo de veículo forem sendo afrouxadas, o número de veículos vai ser ampliado gradativamente.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

7 comentários

Nelson Alves 12/04/2022 - 12:33

Eu trabalhei muito tempo como caminhoneiro, e por incrível que pareça, lá no meu tempo de caminhoneiro eu imaginei um dia um caminhão autônomo.
Hoje tenho 75 anos ,e ler a respeito me faz lembrar dos meus pensamentos do passado
INCRÍVEL 🙏

Reply
Wanderson 12/04/2022 - 11:12

Não acaba não gente.Essa profissão perdurará enquanto existir transporte.Mesmo sendo um caminhão que, “não precisa de motorista”, ainda sim depende de um.Pode diminuir sim,acabar não.Porque em tudo que se transporta nesse mundo,o destino final é o caminhão quem conclui e com um motorista. Imaginem o preço de um caminhão desse tipo.Quem estaria disposto a pagar o preço é só empresas muito grande.E aqui no Brasil ia ser bem “baratinho”.😂

Reply
Samuel 11/04/2022 - 22:49

Para isso funcionar no Brasil é necessário trocar todas as infraestrutura do país criando novas rodovias com espaços e exclusivas só para caminhões e indenizar muita gente para obter esses espaços, se caso essa coisa funcionar mesmo ainda terá que aposentar todos os caminhoneiros em exercícios, nesse caso eu devo ainda ver algum Neto meu caminhoneiro

Reply
Eustáquio Silva deAguiar 11/04/2022 - 16:47

Quero ver os caminhoes ir ao mercado comprar ir na feira .ir na farmacia…

Reply
Luiz sst. 11/04/2022 - 07:50

Caminhão, sem motoristas,? Ainda ha desconfianças de que pode presisar do motorista a qualquer momentos poirisso não dispesaram os componentes operacionais , sendo, volantes faróis retrovisores,pedais alavancas de câmbios e todos componentes internos de gabinas bancos, ou seja não precisaria de gabinas e nem de faróis, só basta ser um objeto iluminoso sem gabinas e do um módulo de comando q não presisa de visão só vasta ser visto, desde q tudo é comandado por sensores q pode desviar de buracos e se movimentar nas rodovias correndo os acidentes geográficos sem bater em ninguém é andar vom seguranças em qualquer situações adversas e climáticas dos tempos , aí pode ser diser, um caminhão autônomo se. Motorista.

Reply
MarcelinoAugusto Ribeiro 10/04/2022 - 14:04

Tão de brincadeira,quem me dera uma rota ruim dessas aqui no Brasil,

Reply
Daniel Machado 10/04/2022 - 12:17

Infelizmente mais uma profissão que vai acabar daqui a alguns anos

Reply

Deixe um comentário!