Volkswagen Meteor é fotografado na Europa

por Blog do Caminhoneiro

O fotógrafo especializado em caminhões Jonas A. vive em Helsingborg, na Suécia, e fotografa quase que diariamente vários caminhões que circulam por aquela região. Recentemente, no entanto, foi flagrado um caminhão totalmente diferente dos demais no mercado europeu.

Trata-se de um Volkswagen Meteor 29.520 6×4, produzido no Brasil. O caminhão é derivado do MAN TGX, que teve sua produção encerrada nesse ano em nosso país, devido ao sucesso do Meteor com os transportadores brasileiros.

Volkswagen encerra produção e vendas do modelo MAN TGX no Brasil

O Meteor 29.520 é equipado com motor MAN D2676 LF75, com 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque. A caixa de câmbio é a ZF TraXon 12TX, automatizada de 12 ou 16 velocidades, e o caminhão pode transportar até 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado.

Com preço médio na casa dos R$ 735 mil, o Meteor flagrado na Europa pode ter ido ao continente apenas para exibição, ou também para testes mais rigorosos, por exemplo, nas temperaturas negativas do norte-europeu, ou mesmo na pista de testes da Scania, em Södertälje.

Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN e Navistar (International) são empresas que fazem parte do mesmo grupo, o Traton, e é bastante normal entre elas o compartilhamento de tecnologias e componentes.

Isso também permite que as empresas testes e avaliem os caminhões produzidos pelas outras marcas. É o caso da Navistar, nos Estados Unidos, que testa com certa frequência caminhões Scania, para o compartilhamento de tecnologia em projetos futuros.

Scania da nova geração é testada nos Estados Unidos

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Foto de Truckphoto Helsingborg

Deixe um comentário!