Mercedes-Benz lança nova geração dos caminhões sem retrovisores

por Blog do Caminhoneiro

A Mercedes-Benz apresentou hoje sua nova geração do sistema MirrorCam, apresentado comercialmente em 2018. A tecnologia substitui os espelhos retrovisores tradicionais por câmeras e telas de alta definição, instaladas dentro da cabine, como forma de melhorar a aerodinâmica do caminhão. O primeiro caminhão a contar com o sistema foi o Mercedes Benz Future Truck 2025, um conceito apresentado em 2014.

“As intensas discussões com nossos clientes e suas experiências no dia a dia das operações formaram as bases para fazermos novos ajustes em parâmetros técnicos individuais, gerando assim um valor agregado ainda maior, especialmente em termos de exibição e segurança”, diz o Prof. Uwe Baake, chefe de desenvolvimento de produtos da Mercedes-Benz Trucks.

As novas câmeras, instaladas no alto da cabine, são mais curtas do que a versão anterior, em 10 centímetros. A mudança é aplicada em todos os tipos de cabine oferecidas pela Mercedes-Benz, e garantem aos motoristas a possibilidade de dar ré com maior facilidade.

As câmeras também receberam uma modificação que impede que a água da chuva seja acumulada sobre a lente, atrapalhando a visualização. Outra mudança importante foi no mapeamento de tons. O mapeamento de tons é um processo no qual uma imagem é adaptada para que uma grande variedade de tons seja exibida corretamente em um meio – refletido principalmente como uma exibição de contraste aprimorada. A evolução do sistema de câmera na adaptação de cor e brilho, que já é muito brilhante por si só, significa que os displays mostram a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão ao fazer ré em uma instalação escura ou mal iluminada, por exemplo.

De acordo com a Mercedes-Benz, as mudanças implementadas resultam em um valor agregado ainda maior para a MirrorCam em geral. Graças ao seu efeito de suporte, o sistema aprimorado pode ajudar a gerenciar situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e passagens estreitas com ainda mais segurança e sem causar estresse.

As vantagens existentes ainda estão disponíveis, como modo grande angular ao manobrar para trás, linhas de distância no visor para melhor avaliar a distância de objetos atrás do veículo em movimento, panorâmica da imagem da câmera ao fazer curvas ou monitoramento do ambiente ao redor do veículo durante os períodos de descanso.

A interação entre a MirrorCam e o assistente de curvas da Mercedes‑Benz Trucks também já provou ser útil, especialmente em situações de trânsito complexas e cruzamentos confusos. Se, contrariamente às expectativas, houver o risco de um motorista de caminhão não detectar um ciclista ou pedestre ao virar à direita, o sistema pode intervir dentro dos limites do sistema, avisar o motorista como parte de um processo de várias etapas e, no caso do Active Sideguard Assist opcionalmente disponível, inicie a frenagem automática até uma velocidade de curva de 20 km/h.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

10 comentários

Gustavo Feliciano Silva 07/05/2022 - 19:56

Boa Noite,penso comigo que o índice de acidentes vão aumentar simplesmente pelo o seguinte que o retrovisor não tem como de parar de funcionar a não ser que quebre agora a já a câmera elea não precisa quebrar para parar de funcionar basta dar uma pani elétrica ela para de funcionar ou um fusível queimar ou algo do tipo e ai qual será a segunda opção para os caminhoneiros?

Reply
Marco 07/05/2022 - 16:14

Kkkkk o cara que foi para o Chile reclamando do Mercedes Benz……piada isso da parte dele kkkkkkkkkkkk….vai aprender a viver paga pau se Scania e volvo.. caminhão é Mercedes…

Reply
Reginaldo Barbosa 07/05/2022 - 15:15

Não sou caminhoneiro mais ficou surco agora que a polícia rodoviária vai envocar com as capas de roda alegando que está pra fora do caminhão

Reply
TIAGO STEFENON 07/05/2022 - 12:49

Bom quem gosto tudo bem….
Nem deus agradou todo mundo
Sou caminhoneiro tenho só Mercedes
No pátio eu adorei os caminhão sem retrovisor
Sabem porquê….
Os motorista que são meio maneta pelo menos não quebrem os retrovisores

Reply
Carlos Eduardo da Silva Pereira 07/05/2022 - 10:45

Acho que deveria ser uma coisa a mais, e não retirar o retrovisor, pois caso de a câmera apresente problema durante a viagem como fica o motorista sem retrovisor.

Reply
Velasco 07/05/2022 - 09:49

Se der problema em uma dessas câmeras imagina a nota que vai gastar

Reply
Joel Nascimento 07/05/2022 - 07:46

O colega aí de cima está certo. A posição do volante do Mercedes é ruim demais. Tanto no caminhão como no ônibus. Pode regular a vontade que não fica bom. Já era pra ter resolvido isso. No mais, eu acho um bom equipamento.

Reply
Edimilson 06/05/2022 - 23:51

Sem retrovisor nem parece caminhao muito esquisito ,tem modernidade que vem pra acabar com a caracteristica de um caminhao de verdade .muito feio sem retrovisor .

Reply
Afl 06/05/2022 - 20:32

Ainda bem que fiquei velho antes da nova marmota, o caminhão ficou aleijado.

Reply
Aroldo Fernando 06/05/2022 - 20:06

Eles só não conseguem melhorar a posição de dirigir, o volante continua igual o da Kombi, meu Deus 😫

Nada ergonômico, porque não copiam a Scania ou a Volvo? Engenheiro não dirige né, vai ficar 12 hs Dirigindo uma mula dessa pra ver, é horrível, o cara fica todo quebrado.

Fiz duas viagens para o Chile com um negócio desse aí, pelo amor de Deus, quem aprovou isso?

Reply

Deixe um comentário!