Mercedes-Benz lança nova geração dos caminhões sem retrovisores
A Mercedes-Benz apresentou hoje sua nova geração do sistema MirrorCam, apresentado comercialmente em 2018. A tecnologia substitui os espelhos retrovisores tradicionais por câmeras e telas de alta definição, instaladas dentro da cabine, como forma de melhorar a aerodinâmica do caminhão. O primeiro caminhão a contar com o sistema foi o Mercedes Benz Future Truck 2025, um conceito apresentado em 2014.
“As intensas discussões com nossos clientes e suas experiências no dia a dia das operações formaram as bases para fazermos novos ajustes em parâmetros técnicos individuais, gerando assim um valor agregado ainda maior, especialmente em termos de exibição e segurança”, diz o Prof. Uwe Baake, chefe de desenvolvimento de produtos da Mercedes-Benz Trucks.
As novas câmeras, instaladas no alto da cabine, são mais curtas do que a versão anterior, em 10 centímetros. A mudança é aplicada em todos os tipos de cabine oferecidas pela Mercedes-Benz, e garantem aos motoristas a possibilidade de dar ré com maior facilidade.
As câmeras também receberam uma modificação que impede que a água da chuva seja acumulada sobre a lente, atrapalhando a visualização. Outra mudança importante foi no mapeamento de tons. O mapeamento de tons é um processo no qual uma imagem é adaptada para que uma grande variedade de tons seja exibida corretamente em um meio – refletido principalmente como uma exibição de contraste aprimorada. A evolução do sistema de câmera na adaptação de cor e brilho, que já é muito brilhante por si só, significa que os displays mostram a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão ao fazer ré em uma instalação escura ou mal iluminada, por exemplo.
De acordo com a Mercedes-Benz, as mudanças implementadas resultam em um valor agregado ainda maior para a MirrorCam em geral. Graças ao seu efeito de suporte, o sistema aprimorado pode ajudar a gerenciar situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e passagens estreitas com ainda mais segurança e sem causar estresse.
As vantagens existentes ainda estão disponíveis, como modo grande angular ao manobrar para trás, linhas de distância no visor para melhor avaliar a distância de objetos atrás do veículo em movimento, panorâmica da imagem da câmera ao fazer curvas ou monitoramento do ambiente ao redor do veículo durante os períodos de descanso.
A interação entre a MirrorCam e o assistente de curvas da Mercedes‑Benz Trucks também já provou ser útil, especialmente em situações de trânsito complexas e cruzamentos confusos. Se, contrariamente às expectativas, houver o risco de um motorista de caminhão não detectar um ciclista ou pedestre ao virar à direita, o sistema pode intervir dentro dos limites do sistema, avisar o motorista como parte de um processo de várias etapas e, no caso do Active Sideguard Assist opcionalmente disponível, inicie a frenagem automática até uma velocidade de curva de 20 km/h.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Já vi o sistema funcionando, eh mto bom, mas eh o tipo de tecnologia q mais atrapalha do q ajuda, se der problema no sistema o motorista fica sem uma segunda opção, o sistema inteiro, seja câmeras ou a tela dentro do caminhão, tem um custo mto elevado, ficando quase impossível a reposição, patrão quer caminhão q fature e não onere tanto o bolso, não eh qlqr lugar q tem as peças para reposição, só autorizada, logo o cara já imagina o valor do serviço quando eh feito em autorizada, no Brasil não funciona esse tipo de coisa, na Europa até pode ser, mas aqui não, imagina o cara num transnordestida da vida ou em estradas com mta poeira e lama, coisa q não existe na Europa…..Mercedes tem q parar de inventar e entender q o mercado se ganha com produtos de qualidade e com ótimo custo beneficio…essas coisas de fresco, não chama cliente, afasta, igual a invenção de banheiro no caminhão para mulheres apresentando na Fenatran….esqueceram q caminhão eh ora serviço e não essas viadagens aí
Eu tenho Axor 2540 e 2544 o 44 2012 semi automátizado encheu tanto meu saco que mande botar alavanca nele. Caixa automatizada também é bomba. Agora inventam uma presepada dessas que é óbvio que dará muito mais aborrecimentos do que alegrias a seus donos! A Mercedes infelizmente está perdendo a mão. Produtos com eletrônica embarcada extremamente “sensíveis” e absurdamente onerosa para seus donos! Uma pena ! Eram veículos muito bons até 2010 !!
Boa Noite,penso comigo que o índice de acidentes vão aumentar simplesmente pelo o seguinte que o retrovisor não tem como de parar de funcionar a não ser que quebre agora a já a câmera elea não precisa quebrar para parar de funcionar basta dar uma pani elétrica ela para de funcionar ou um fusível queimar ou algo do tipo e ai qual será a segunda opção para os caminhoneiros?
Kkkkk o cara que foi para o Chile reclamando do Mercedes Benz……piada isso da parte dele kkkkkkkkkkkk….vai aprender a viver paga pau se Scania e volvo.. caminhão é Mercedes…
Não sou caminhoneiro mais ficou surco agora que a polícia rodoviária vai envocar com as capas de roda alegando que está pra fora do caminhão
Bom quem gosto tudo bem….
Nem deus agradou todo mundo
Sou caminhoneiro tenho só Mercedes
No pátio eu adorei os caminhão sem retrovisor
Sabem porquê….
Os motorista que são meio maneta pelo menos não quebrem os retrovisores
Acho que deveria ser uma coisa a mais, e não retirar o retrovisor, pois caso de a câmera apresente problema durante a viagem como fica o motorista sem retrovisor.
Se der problema em uma dessas câmeras imagina a nota que vai gastar
O colega aí de cima está certo. A posição do volante do Mercedes é ruim demais. Tanto no caminhão como no ônibus. Pode regular a vontade que não fica bom. Já era pra ter resolvido isso. No mais, eu acho um bom equipamento.
Sem retrovisor nem parece caminhao muito esquisito ,tem modernidade que vem pra acabar com a caracteristica de um caminhao de verdade .muito feio sem retrovisor .
Ainda bem que fiquei velho antes da nova marmota, o caminhão ficou aleijado.
Eles só não conseguem melhorar a posição de dirigir, o volante continua igual o da Kombi, meu Deus 😫
Nada ergonômico, porque não copiam a Scania ou a Volvo? Engenheiro não dirige né, vai ficar 12 hs Dirigindo uma mula dessa pra ver, é horrível, o cara fica todo quebrado.
Fiz duas viagens para o Chile com um negócio desse aí, pelo amor de Deus, quem aprovou isso?