Caminhão elétrico de 74 toneladas da Scania está operando por 19 horas a cada dia

A empresa Boliden, uma gigante de mineração da Suécia, iniciou recentemente as operações com um caminhão Scania 25P, totalmente elétrico, que está mostrando que é apto para o trabalho quase 24 horas por dia.

Diariamente, o caminhão transporta mais de 2 mil toneladas de minérios, em viagens curtas, e foi comprado como uma forma da Boliden reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.

Contando caminhão, implementos e carga, o peso total é de 74 toneladas, e a carga é de minério de ouro, que é levado para processamento. O caminhão só para 5 horas por dia para recarregar as baterias.

“Queremos que este caminhão funcione o máximo possível. Quando precisa ser carregado, usamos outros veículos, mas essa é a nossa primeira opção de transporte nesse fluxo”, afirma Peter Bergman, gerente geral da Boliden.

O caminhão é o primeiro da Boliden, mas outros estão por vir. Para a empresa, os caminhões elétricos são o caminho para um transporte mais sustentável.

“Uma vez que sabemos que um caminhão como este funciona neste ambiente exigente, queremos incluir o transporte para a fundição e outras minas na área”, continua Bergman.

A Scania segue prestando consultoria da utilização do caminhão para a mineradora, analisando todos os dados de desempenho.

“Nós trabalhamos juntos. É uma parceria que envolve um produto que ainda é algo fora do comum, um veículo não incluído em nossa produção regular”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.

Deixe um comentário!

Auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros é aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu