Caminhão a jato Shockwave explode em apresentação no Michigan

O poderoso caminhão Shockwave, equipado com três turbinas de avião e potência de mais de 36 mil cavalos, se envolveu em um grave acidente na tarde do último sábado, 02 de julho, durante um show no Battle Creek Field of Flight Air Show and Balloon Festival, que aconteceu em Battle Creek, no estado norte americano do Michigan.

O acidente ocorreu quando o caminhão disputava uma arrancada contra dois aviões, em velocidade acima de 300 milhas por hora, cerca de 480 km/h. Pode-se notar, pouco antes do acidente, que as turbinas liberam mais fogo que o normal.

O caminhão capotou e pegou fogo. O piloto Chris Darnell, de 40 anos, morreu no local.

Caminhão mais rápido do mundo

O Shockwave era o caminhão mais rápido do mundo. Equipado com três motores a jato J34-48 Pratt & Whitney, que eram de um avião militar North American T-2 Buckeye, instalados sobre o chassi do caminhão Peterbilt 1985, com mais de 3 toneladas de peso total.

Graças a essa potência, o caminhão poderia passar dos 605 km/h se a pista for longa o suficiente.

Combinados, os motores tinham potência combinada de 36 mil cavalos, com 21 mil libras de empuxo. O avião no qual estavam instalados podia voar a 839 km/h.

Graças a toda essa potência, o super caminhão detém dois recordes, sendo “O Caminhão Mais Potente do Mundo”, e também “O Caminhão Mais Rápido do Mundo”, com o recorde de velocidade estabelecido em 605,11 km/h.

A cada milha rodada (1,6 km), o caminhão chegava a consumir 1.500 litros de combustível.

O caminhão poderia acelerar de 0 a 480 km/h em apenas 11 segundos.

Siga o Blog do Caminhoneiro nas redes sociais

Deixe um comentário!

Scania Frostfire está finalmente pronto Oportunidades de emprego para caminhoneiros em todo o Brasil Conheça o mais potente caminhão do mundo! Freighliner Argosy estrelou dois filmes com um visual exclusivo O 1° Scania mais potente do mundo foi adquirido por uma Transportadora francesa