MAN está construindo uma fábrica de baterias para caminhões elétricos na Alemanha

A partir de 2025, os caminhões MAN totalmente elétricos usarão baterias fabricadas pela própria empresa em Nuremberg, na Alemanha. O anúncio foi feito na última semana pela montadora, que destacou o investimento de 100 milhões de Euros na nova fábrica. Atualmente, a fábrica é responsável pela produção de motores a diesel da MAN.

A nova unidade deve garantir 350 empregos diretos inicialmente, com produção de mais de 100 mil módulos de baterias por ano.

O governo do estado da Baviera vai dar um auxílio para a MAN, de 30 milhões de Euros, para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia em energia entre 2023 e 2027.

Para a produção de uma bateria, são usadas centenas de células de baterias, agrupadas em módulos, que são combinados individualmente em um pack, chamado finalmente de bateria.

Apesar de parecer um processo simples, o trabalho requer muito conhecimento especializado e padrões de segurança mais rígidos.

Os caminhões MAN poderão rodar até 800 quilômetros com seis packs de baterias. Para o futuro, a empresa espera que os mesmos packs possam levar o caminhão aos 1.000 km de autonomia, graças a avanços na tecnologia.

A produção comercial em larga escala de caminhões elétricos MAN deve começar em 2024.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio