MP da renovação da frota de caminhões antigos é aprovada na Câmara

Foi aprovada ontem na Câmara dos Deputados a Medida Provisória 1.112/22, que cria o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar), voltado para renovação de frota de ônibus e caminhões. Com a aprovação na Câmara, a proposta agora segue para o Senado.

De acordo com o texto, caminhões e ônibus mais antigos poderão ser vendidos pelos proprietários, para aquisição de modelos mais novos. Os antigos deverão ser destinados ao sucateamento, e não poderão voltar a rodar.

O valor para custear o Renovar vai sair da Cide Combustíveis e de recursos de empresas de exploração de petróleo, que antes eram investidos exclusivamente em pesquisas, desenvolvimento e inovação.

O programa de renovação de frota será coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e também por um conselho, com participação dos setores do transporte, da indústria e da sociedade civil e definirá as diretrizes do programa.

Uma plataforma da ABDI vai permitir as operações de venda de bens usados e compra dos novos veículos.

A plataforma também será utilizada para contratação de empresas que realizarão o desmonte do veículo original.

O programa será destinado prioritariamente a caminhoneiros autônomos e cooperativas de transporte. No Brasil, podem existir mais de 900 mil caminhões e ônibus com idade superior aos 30 anos de fabricação.

O projeto prevê que mesmo veículos com dívidas, de até R$ 5 mil, possam ser enviados para o desmanche. Nesse caso, essas dívidas serão perdoadas.

O texto também autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a criar linhas de crédito dirigidas aos participantes do Renovar.

Como o texto ainda precisa ser analisado pelo Senado, o início da operação definitiva do programa pode demorar.

Deixe um comentário!

Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta Uso do celular aumenta entre motoristas Rebite – Um grande vilão nas estradas Volkswagen apresenta caminhão conceito Optimus