Volkswagen Constellation quase foi muito diferente do que é hoje em dia

Luiz Alberto Veiga é um dos grandes nomes do design automotivo brasileiro, se destacando em dezenas de projetos da Volkswagen ao longo dos anos. Nas últimas semanas, ele tem usados as redes sociais para mostrar vários projetos dos quais participou.

A maioria dos veículos em que trabalhou foram automóveis, mas também houveram oportunidades com os brutos.

É o caso dos caminhões LT desenvolvidos pela Chrysler do Brasil, ainda na década de 1970, que deram origem aos caminhões Volkswagen Worker, e também o estudo de design para um novo caminhão pesado, que deu origem ao Constellation.

Projeto de 1979

No caso do modelo da Chrysler do Brasil, é o sketche mais antigo que o designer tem, datado de 1979, quando ele ainda trabalhava como Estilista de Automóveis. Ele ainda trabalho para a Volkswagen Caminhões, no desenvolvimento dos pesados, quando a Chrysler foi vendida para a empresa alemã.

Quando a Autolatina chegou ao fim, em 1996, Veiga trabalhou no desenvolvimento de uma nova linha de caminhões, que seriam equipados com uma cabine totalmente nova.

O designer conta que os modelos anteriores, LT, já eram bastante desatualizados, e precisariam de um substituto. Mesmo assim, os modelos Worker e Delivery equipados com a cabine da década de 1980 seguiram em produção até 2017.

Veiga também destacou que a proposta para a nova linha era muito arrojada, mas acabou não indo adiante pela falta de pessoas e de força política dentro da Volkswagen.

Mesmo que o projeto não tenha saído do papel, é possível notar algumas semelhanças com a linha Constellation, lançada em 2005, como os faróis verticais e estilo da dianteira, além do perfil da cabine e para-lamas.

Deixe um comentário!

Ford AA Konings Siam – O curioso caminhão duplo da década de 1930 Conheça a rodovia mais longa do Brasil Velho caminhão americano é transformado em carro de passeio muito estiloso Você sabia que o 1° FNM produzido no Brasil era bicudo Conheça os coloridos caminhões do Paquistão