XF é o caminhão mais vendido da DAF no Brasil

O DAF XF vem conquistando cada vez mais clientes pelo Brasil. Tanto que é o modelo mais vendido da montadora holandesa no país, chegando a 5.600 unidades vendidas somente em 2021.

O caminhão é indicado para o transporte de cargas em longas distâncias, carregando insumos agrícolas, produtos frigoríficos, cargas secas e líquidas e produtos em geral.

“O modelo apresenta diversos atributos e os clientes estão reconhecendo isso. Nosso padrão de qualidade está ganhando destaque por incluir tecnologia, design premium, conforto, segurança e ainda conta com a rede de soluções de serviços pós-venda. Todos esses fatores têm garantido que o consumidor venha a optar pelo nosso caminhão”, destaca Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões.

De acordo com a DAF, a nova geração do caminhão é mais econômica no consumo de combustível, e oferece maior conforto para o motorista, com mais espaço interno e ergonomia, além de ser mais seguro.

Baixo custo e competitividade

O bom desempenho do novo caminhão coopera no dia a dia da MK Cargo, braço logístico do Grupo MK. Cliente da Concessionária DAF Austral, em Portão (RS), a empresa conta atualmente com 20 caminhões DAF em sua frota, de um total de 52 caminhões utilizados para fazer o transporte de carga seca e carga líquida.

“Inicialmente, o preço atrativo nos levou a incluir o DAF em nossa frota, mas com o tempo outros fatores, como robustez, nos incentivaram a adquirir novos modelos da marca. Além do preço competitivo, os caminhões nunca deram problema”, comemora o executivo Fábio Ramazzini, Gerente de Logística da transportadora, que tem em sua frota 19 modelos XF e um CF.

Frota DAF para o transporte frigorífico

A EC Transportes, de Concórdia (SC), tem uma frota multimarca de 86 caminhões. A empresa é especializada no transporte frigorificado, desde 2004, e é a responsável pelo escoamento da produção dos Grupos Frimesa e BRF, das marcas Aurora, Sadia e Perdigão.

Desde 2018, a EC vem trocando a sua frota para modelos DAF, graças a caraterísticas da marca como desempenho e economia.

“São robustos, têm cabine espaçosa, o freio-motor mais potente entre os pesados e só precisam de manutenção de rotina. Custos, praticamente, só combustível e pneus”, garante Cláudio José do Prado, proprietário da transportadora, que é cliente da Concessionária DAF Barigui Chapecó. “Temos hoje 46 caminhões DAF e estamos em vias de receber mais 10 unidades do Novo XF, todos de cores diferentes. Temos caminhões nas cores azul, champagne, laranja, bordô, preto, azul e até um cor-de-rosa”, enfatiza.

Caminhões DAF para atividades agrícolas

Uma das sete empresas do Grupo Comelli, a Transportadora Comelli, de Rio Verde (GO), gerencia uma frota de mais de 170 caminhões. Cliente da Concessionária DAF Somafértil Rio Verde, desde 2021, a companhia vem migrando para modelos DAF. Atualmente, 22 caminhões DAF fazem parte da frota.

“Testamos os dois Novo XF durante um ano, rodando em todas nossas rotas, com significativos resultados para a nossa empresa”, afirma Fernando Comelli, sócio-proprietário da transportadora. “A marca DAF está muito em evidência no mercado brasileiro, com produtos robustos, econômicos e de alta disponibilidade para o trabalho, tudo isso com uma boa condição financeira para a compra, disponibilizada pelo banco PACCAR Financial”, destaca o executivo.

Os caminhões da Comelli são utilizados, principalmente, para operações de carreta e carga viva. “No nosso trabalho diário a robustez do veículo é fundamental. O Rodotrem Caçamba, muito utilizado na atividade agrícola e agroindustrial, exige o máximo do veículo. O conjunto do trem de força de alta performance, alinhado ao freio-motor de três estágios, tem ótimo desempenho e oferece muita segurança ao condutor. Além disso, a cabine é ampla e confortável, tem até geladeira de série e outros importantes detalhes”, destaca Fernando.

Modelos DAF na área logística

Com uma frota de 150 caminhões, sendo 100 da marca DAF (40 unidades do XF105 e 60 do Novo DAF XF), a empresa Brehm Logística, cliente da Concessionária DAF Eldorado, de Eldorado do Sul (RS), destaca a maior comodidade e agilidade ao realizar as manutenções. Com o serviço, a transportadora obteve um custo menor de manutenção da frota DAF, com um preço fixo por quilômetro rodado. Em seis meses de contratação, o índice de paradas não previstas passou de 0,3% a zero, anulando as interrupções repentinas das atividades, com o melhor planejamento das manutenções preventivas dos veículos. Além de garantir um aumento no valor de revenda, já que os seminovos possuem um histórico de manutenção de alto padrão com peças genuínas DAF, e reposição da TRP.

“O DAF Multisuporte tem sido uma excelente ferramenta de planejamento de manutenção da frota. Estamos muito satisfeitos com o serviço, pela previsibilidade, custos justos e, principalmente, pela flexibilidade de adaptação às reais necessidades do cliente. O serviço proporciona economia de tempo e otimização da manutenção preventiva com peças genuínas, garantindo assim maior economia de combustível”, ressalta Octávio Brehm, Diretor da Brehm Logística.

Com design “Premium” e excelente aerodinâmica, o novo DAF XF é um modelo de caminhão que garante a mais elevada segurança para os motoristas e os outros usuários da estrada, contribuindo também para uma maior eficiência de combustível e conforto, o que faz do modelo uma referência em termos de eficiência de transporte.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal