Cummins Meritor apresenta eixos elétricos na Fenatran

A Cummins Meritor confirma nesta edição da Fenatran 2022, entre os dias 07 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP), os eixos elétricos 14Xe e 17Xe, inovações que integram o portfolio de soluções para descarbonização da líder em tecnologia e contribuem com a estratégia de sustentabilidade Destino ao Zero, compromisso Cummins em reduzir os gases de efeito estufa (GEE) e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050.

Com os ePowertrains 100% emissão zero, a Cummins Meritor proporciona soluções de transporte avançadas e de descarbonização. À medida em que a demanda por soluções limpas avança, os ePowertrains serão fundamentais para a integração dos sistemas de mobilidade híbridos e elétricos, criando diferenciação de desempenho e a oportunidade de fornecer soluções limpas para os clientes. A Cummins investe para fornecer soluções descarbonizadas líderes de mercado para clientes, acelerando o investimento em eletrificação e integrando o desenvolvimento em seu negócio New Power.

Apresentado pela primeira vez no País, o conceito do eixo elétrico 17Xe foi projetado para todas as configurações de caminhões pesados e traz capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado na verão solo, de acordo com a aplicação. Em fases de testes, o novo 17Xe oferece um design inovador que, além de facilitar o processo de integração com o veículo, é capaz de proporcionar alta densidade de energia, de até 430 kW de potência contínua. Seu início de fabricação está previsto para 2025, em Linsdesberg, na Suécia.

14Xe

Produzido desde o início do ano em Asheville, na Carolina do Norte, nos EUA, foi desenvolvido para equipar caminhões entre 12t e 24t de Peso Bruto Total (PBT). O design inovador do eixo elétrico 14Xe garante eficiência, desempenho e economia de peso. Derivado do eixo 14X, o e-Powertrain mantém a mesma interface de suspensão e contempla versões de hardware para facilitar a integração veicular de cada estratégia dos OEM.

Com um motor elétrico central de duas velocidades integrado ao eixo diferencial trativo, o 14Xe traz design otimizado para liberação de mais espaço para alocar bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos. Projetado para ter flexibilidade, o eixo elétrico foi desenvolvido no conceito modular, permitindo a seleção de componentes chave, incluindo motores elétricos, transmissão, engrenagens, freios, pontas de roda e carcaças para ser utilizado de acordo com as especificações do cliente.

Unidade de Controle de Potência

Com mais de 10 anos de desenvolvimento e testes, superando mais de 2,7 milhões de quilômetros rodados em vias em aproximadamente 200 caminhões, a Unidade de Controle de Potência dos Sistemas Acessórios ou Power Control and Accessory System é considerado o “cérebro” do ePowertrain elétrico, capaz de controlar a velocidade, aceleração, frenagem e gerenciamento térmico. Por meio de controles inovadores de software, a Unidade de Controle de Potência pode ser configurada para maximizar o desempenho e a eficiência geral do sistema. Seu design de sistema integrado também reduz o tamanho do envelope na instalação bem como a complexidade da integração.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos