Iveco apresenta o S-Way no Brasil

A Iveco acaba de apresentar sua maior novidade no Brasil, o S-Way, modelo pesado que irá substituir o Hi-Way e Hi-Road, produzidos atualmente pela montadora em Sete Lagoas-MG. O caminhão será produzido ao lado da Daily e do Tector, que atuam nos segmentos leves, médio e semipesado.

O caminhão é completamente novo em relação aos modelos atuais da Iveco no Brasil, e foi apresentado na Europa em 2019. Ele será produzido por aqui com duas versões de cabine, três tipos de tração e três potências.

“A chegada do Iveco S-Way será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

Antes do lançamento, o caminhão passou por um longo processo de desenvolvimento, que envolveu aproximadamente 450 pessoas, mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de 1 milhão de horas totais de engenharia e desenvolvimento.

Foram mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações em diversas aplicações, com severidade extrema, para garantir máxima resistência, força e durabilidade sem precedentes na gama de pesados.

O caminhão vai atender ao Proconve P8/Euro 6 coma uma tecnologia própria da Iveco, o Hi-SCR, que utiliza apenas o Arla 32 para a redução das emissões, não sendo necessária a utilização do sistema de recirculação dos gases do escapamento, chamado de EGR.

“Nesse sentido, destaco o exclusivo sistema de HI-eSCR com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR). Teremos também uma redução de consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, de até 15%. Isso é resultado da calibração do motor com a transmissão e representa um avanço no TCO do cliente”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco para a América Latina.

O motor é o novo FPT Cursor 13, que recebeu com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, roporcionando produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

Inicialmente, o modelo será oferecido com as potências de 450 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4), com torque de 2.350, 2.450 e 2.550 Nm, respectivamente.

Em todas as versões, o pesado será equipado com a transmissão ZF TRaXon, com 12 velocidades, que garante redução de consumo e do ruído produzido pelo câmbio, além de oferecer maior robustez e durabilidade.

O câmbio recebe novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Cabine

O caminhão conta com duas opções de cabine, de teto médio e teto alto, e traz um design completamente novo. A cabine AS é mais alta, com 3.88 metros, e a cabine AT é a média, com 3,45 metros. Por dentro, o caminhoneiro tem 2,5 ou 2,3 metros de largura disponíveis, dependendo da versão da cabine.

Por dentro, o motorista terá à disposição uma nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade; painel de comando na cama; cortinas na cama e banco e entradas USB.

Tecnologia

O caminhão também traz mais tecnologia, especialmente no campo da segurança, garantindo que a viagem seja mais tranquila.

Entre os destaques estão o maior campo de visão; DRL incorporado e ativo na função seta; espelhos retrovisores otimizados para obter melhor visibilidade; LDWS: leitor de faixa que avisa em caso de mudança inadvertida; ACC: Controle de cruzeiro automático adaptativo – acelera e freia o veículo de maneira autônoma em função do tráfego; AEBS: Sistema de freio emergencial autônomo – freia o veículo automaticamente em caso de situações de emergência; Hill Holder: assistente de partida em rampa; ATC, ASR e ESC: Controle de tração e estabilidade e cabine projetada com foco na segurança do motorista com certificação de nível europeu, umas das mais seguras do mundo.

Redução do consumo

Uma das principais vantagens dos novos S-Way no mercado brasileiro é o baixo consumo de combustível. De acordo com a Iveco, o modelo é 15% mais econômico que o Hi-Way, nas mesmas aplicações.

Para se ter uma ideia, em uma frota de 100 veículos isso significa uma economia potencial de R$ 6,6 milhões por ano para o frotista ou até 2,1 milhões de quilômetros a mais por ano, tudo isso emitindo até duas mil toneladas a menos de CO2 por ano

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da Iveco para a América Latina, afirma que o lançamento posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país.

“O Iveco S-Way traz um DNA próprio totalmente focado nas principais necessidades dos clientes e na severidade das missões do transporte de cargas. Junto com os clientes começamos a trilhar novos caminhos para um transporte cada vez mais sustentável. O caminhão é um marco para a Iveco e para o mercado, e temos certeza que é melhor opção para o frotista e autônomo que buscam tecnologia de ponta e rentabilidade na operação. Se trata do melhor pesado já desenvolvido pela marca em todos os tempos”, completa Brandão.

O caminhão será apresentado na Fenatran, que acontece entre os dias 07 e 11 de novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. A produção e entregas aos primeiros clientes começam a partir de janeiro de 2023.

Veja mais detalhes no link https://www.iveco.com.br/sway/.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Iveco apresenta o S-Way no Brasil

  • 06/11/2022 em 21:33
    Permalink

    Bonito este Scania da Iveco

    Resposta

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras