Ford apresenta versão elétrica da Transit no Brasil
A Ford está apresentando uma série de novidades para sua linha de veículos comerciais, em especial a Transit. Todas as versões serão apresentadas na Fenatran, que acontece entre os dias 07 e 11 de novembro, em São Paulo.
Uma das maiores novidades da montadora no evento é a chegada da Ford E-Transit, versão totalmente elétrica, que será comercializada inicialmente como furgão de cargas.
O modelo é voltado especialmente para distribuição em grandes cidades, e será oferecida em um programa para grandes frotistas, para que se possa entender a aplicação do veículo, rotas, necessidades e padrões de recarga, de modo a oferecer a melhor opção de negócio.
A Ford já oferece esse mesmo programa na Europa e Estados Unidos, onde o modelo já é vendido há algum tempo e domina o mercado de vans elétricas.
De acordo com a Ford, o modelo tem mais espaço para carga, mais potência, tração traseira, e grande rendimento energético, que garante mais autonomia.
Uma das grades vantagens do modelo é o compartilhamento da maioria das peças com os modelos a diesel, especialmente da carroceria. O pacote de baterias é instalado sob o piso do baú de carga, e a suspensão traseira recebe um projeto exclusivo, otimizando o rendimento e garantindo mais autonomia.
A van é equipada com baterias de 68 kWh, e tem autonomia máxima de 317 quilômetros, que podem variar conforme a versão, ambiente e modo de uso.
A van também conta com um sistema de recuperação de energia, que maximiza a autonomia, usando as desacelerações do veículo para recarregar as baterias.
A recarga pode ser feita por sistemas de corrente alternada ou contínua, e pode ser feita em 8 horas em tomadas de 11 kW CA, ou em apenas 35 minutos, em tomadas de 115 kW CC, onde são recarregados 65% da bateria.
A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”. O veículo faz parte do investimento global de US$ 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026.
“A eletrificação é uma tendência global que começa a crescer no Brasil, alavancada pela necessidade de redução de custo operacional e da emissão de carbono. Além disso, é uma exigência que os frotistas encontram cada vez mais na contratação de investimentos”, destaca Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.