Produção de caminhões sobe 5% em novembro
Apesar das vendas de caminhões terem uma redução no mês de novembro, em todos os cenários analisados, a produção segue em alta, superando os números registrados no ano passado.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as montadoras ainda se recuperam das restrições geradas pela falta de componentes, especialmente semicondutores, mas a média diária de produção e emplacamentos vem subindo.
“É o melhor resultado desde dezembro de 2020, apesar da inflação e das dificuldades de crédito. O varejo continua num bom ritmo de recuperação, e as vendas diretas cresceram muito, em especial as locadoras, que estão enfim recompondo a idade média de suas frotas”, destacou o dirigente”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
No mês de novembro foram fabricados 15.121 caminhões novos, número 5,2% maior do que o registrado no mesmo mês de 2021, quando foram fabricadas 14.380 unidades. Na comparação com outubro, no entanto, houve redução, de 3%. No décimo mês de 2022 haviam sido fabricados 15.582 caminhões.
No acumulado do ano, registrado entre janeiro e novembro, a produção segue em alta. Durante esses meses foram fabricados 147.378 unidades, ante 146.415 do mesmo período de 2021, uma alta de 0,7%.
O segmento mais representativo, tanto na produção quanto nas vendas, é de caminhões pesados, especialmente cavalos mecânicos. Somente em novembro foram produzidos 7.+478 caminhões desse tipo, praticamente metade do total.