Caminhão é flagrado com sistema de Arla 32 irregular no Piauí
A Polícia Rodoviária Federal autuou um caminhoneiro de 35 anos no último sábado, 28 de janeiro, por estar trafegando com o veículo com o sistema de injeção de Arla 32 defeituoso. A abordagem ao veículo aconteceu na BR 343 na cidade de Piripiri-PI.
Durante trabalho de fiscalização, uma equipe abordou o veículo de carga Ford Cargo 2429 L. Os policiais, treinados para fiscalizar a utilização do Arla 32 em veículos de grande porte, constataram falha no sistema de pós-tratamento de gases poluentes.
A fiscalização realizada pelos policiais abrange algumas etapas que vão desde a visualização do painel até a retirada de amostra do componente e posterior análise com reagente para detectar a pureza do produto.
Dentro do tanque de Arla 32, os agentes constataram a contaminação do líquido com a presença de minerais, após a realização de teste com um reagente específico.
Por conta da emissão de poluentes elevada, o caminhoneiro foi autuado e foi lavrado um termo circunstanciado, por “causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora – Modalidade culposa (atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente)”.
O proprietário do caminhão também responderá por crime ambiental.