DAF inicia construção de fábrica para caminhões elétricos

A DAF iniciou a construção de uma nova linha de montagem em sua fábrica de Eindhoven, na Holanda, para produção dos caminhões totalmente elétricos XD e XF será realizada. A expectativa da DAF é começar a produzir esses modelo já a partir de abril de 2023.

A nova linha de montagem é chamada de Electric Truck Assembly, e fica na mesma planta onde são produzidos caminhões convencionais a diesel.

A produção começará aos poucos, mas deve ser aumentada constantemente, atingindo milhares de unidades anuais, conforme a demanda por caminhões totalmente elétricos vá crescendo.

Os caminhões elétricos são construídos sobre modelos convencionais, que são produzidos sem motor e transmissão, chamados de Glider. Esses caminhões são montados na linha de montagem principal da DAF, e depois seguem para oito etapas de finalização na linha de montagem de caminhões elétricos.

As baterias são montadas em uma linha secundária, enquanto todos os componentes de alta tensão, incluindo baterias e transmissão, são montados no chassi na linha de montagem principal. Verificações minuciosas são realizadas nas estações finais para garantir que o caminhão esteja em perfeitas condições de funcionamento.

Os caminhões elétricos DAF XD e DAF XF foram lançados na feira IAA em Hannover, Alemanha, em setembro de 2022.

O trem de força totalmente elétrico desenvolvido pela Paccar fornece potências entre 170 e 350 kW (210 a 480 cv).

A DAF também oferece opções de baterias usando uma abordagem modular. O menor pacote contém duas baterias que juntas têm uma capacidade de 210 kWh e oferecem uma autonomia de até 200 quilômetros.

O maior tem cinco baterias com uma capacidade de 525 kWh e pode atingir uma autonomia superior a 500 quilômetros.

Os caminhões elétricos também estão equipados com sistema para carregamento rápido e até mesmo a maior bateria pode ser carregada de 0% a 80% em pouco mais de 45 minutos.

 

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal