Scania entrega caminhão totalmente elétrico para ser usado na Dinamarca

As ruas da Dinamarca estão sempre limpas, assim como as casas dos moradores. Isso porque o país tem um sistema de contêineres subterrâneos de lixo, onde os moradores depositam os resíduos separadamente.

Para poder fazer a limpeza desse contêineres, são necessários caminhões compactadores de lixo equipados com guindastes, e a Scania entregou um caminhão totalmente elétrico 25L, que será usado nessa operação.

O caminhão é operado em Copenhague, pela empresa de gerenciamento de resíduos Urbaser. Toda a operação, inclusive dos equipamentos do caminhão, será feita com energia elétrica.

O guindaste do caminhão é usado para levantar os contêineres de lixo do poço de concreto onde estão, depositando o lixo dentro do compactador do caminhão. O fundo do contêiner se abre, o lixo cai dentro do caminhão e é compactado.

Quando o compactador está cheio de resíduos, o motorista dirige até a uma usina de incineração, onde o lixo é convertido em energia e aquecimento urbano. Os outros resíduos separados, como papel, papelão, metal e plástico, são levados para várias empresas de reciclagem em Copenhague.

O caminhão passou por testes ao longo de três meses, e as baterias, com 297 kWh de capacidade permitem o dia inteiro de uso, ainda sobrando cerca de 40% da capacidade no fim do dia.

Antes de o caminhão guindaste elétrico entrar em operação, a Scania Dinamarca, em colaboração com a Urbaser, realizou uma simulação do alcance das rotas nas quais o caminhão é usado.

Com caminhões elétricos é sempre importante adequar a operação à distância diária percorrida, ao funcionamento do guindaste e do compactador, à localização geográfica da infraestrutura de carregamento e à capacidade em relação aos sistemas de bateria do caminhão.

Outra novidade é um programa de treinamento dedicado aos motoristas que usarão o caminhão elétrico, já que seu uso se difere de um caminhão diesel tradicional. Especialmente no que diz respeito ao uso do acelerador e também nas frenagens, onde o motor elétrico pode ser usado para reduzir a velocidade e também para gerar energia para as baterias.

O caminhão é um Scania 25L B6x2/4, que usa cabine L, de entrada rebaixada, e eixo traseiro esterçável. O motor elétrico tem potência de 295 kWh (400 cavalos), com torque máximo de 2.300 Nm.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal CAMINHONEIRO SEGUE TRABALHANDO AOS 90 ANOS DE IDADE