PRF apreende Rádio PX ilegal no Pará

Na última segunda-feira, 16 de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal do Pará apreendeu um equipamento comunicador do tipo Rádio PX com um caminhoneiro, no KM 19 da BR-010, no município de Dom Eliseu-PA.

Além do rádio comunicador, também foram apreendidos um decodificador e uma antena. A abordagem ocorreu após os policiais visualizarem a antena instalada no teto do caminhão.

Dentro da cabine, estava o rádio comunicador digital. Quando os policiais questionaram o caminhoneiro, ele afirmou que não tinha licença para utilização do equipamento, exigida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Após consultas junto aos fiscais da Anatel, concluiu-se ser uma estação de uso proibido no Brasil. Isso porque utiliza faixa de frequência exclusiva, causando interferências prejudiciais.

O uso de radiofrequência, tendo ou não caráter de exclusividade, dependerá de autorização, concessão ou permissão da Agência Reguladora. Caso não tenha um desses documentos, o agente incorrerá no cometimento de crime. De acordo com a Lei n° 9.472/97, art. 183, é crime “desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações”.

Diante dos fatos, o condutor e os objetos apreendidos foram encaminhados à Polícia Civil em Dom Eliseu-PA, a fim de que fossem tomados todos os procedimentos cabíveis.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal