Empresa norte americana desenvolve caminhão movido a amônia

Um Freightliner Cascadia fabricado em 2018 recebeu um complexo sistema de geração de energia baseado em amônia, que garante operação sem emissão de poluentes. A empresa é a Amogy, empresa fundada por quatro ex-alunos do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

De acordo com a empresa, o caminhão é abastecido com amônia em um processo que dura apenas 8 minutos, e obtém 900 kWh de energia armazenada, para movimentar um motor de 300 kW de potência (410 cv).

Agora, o caminhão será colocado em testes em uma pista fechada, para análise do desempenho, e depois seguirá para testes em operações reais de transporte de cargas.

A tecnologia desenvolvida pela empresa quebra as moléculas de amônia em hidrogênio gasoso, que é usado para a geração de energia. Por ser líquida, a amônia precisa de menos energia e espaço para armazenamento do que o hidrogênio, se tornando mais barata.

Outra vantagem é que a densidade energética da amônia líquida é três vezes maior do que a do hidrogênio comprimido.

Para a empresa, a amônia apresenta uma rede de transporte com zero emissão de carbono, graças à infraestrutura de transporte e armazenamento existente. A amônia já é uma mercadoria global, com mais de 200 milhões de toneladas produzidas e transportadas a cada ano, tornando-se um combustível alternativo ideal e acessível.

“Além de sua incrível densidade de energia e fase líquida em temperatura ambiente, a amônia é um combustível ideal para alcançar a descarbonização rápida de transportes pesados ​​porque está disponível globalmente com a infraestrutura existente já instalada. Essa conquista não apenas mostra a tecnologia da Amogy como uma solução acessível e escalável para caminhões, mas também destaca as capacidades e a dedicação de nossa excelente equipe. Primeiro foi um drone movido a amônia, depois um trator e agora um caminhão. Em um futuro próximo, esperamos ampliar e enfrentar outros setores difíceis de reduzir, como o transporte marítimo global”, disse Seonghoon Woo, CEO da Amogy.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal