Ônibus elétrico eCitaro da Mercedes-Benz entram em operação na Alemanha

A empresa de transportes coletivos Ludwigslust-Parchim (VLP), que opera no sudoeste da região de Mecklemburgo, na região do Noroeste da Alemanha, recebeu os últimos 15 ônibus totalmente elétricos Mercedes-Benz eCitaro, de uma compra de 45 unidades realizada há alguns meses.

“É incrível notar a flexibilidade do nosso ônibus eCitaro totalmente elétrico. Ficamos deslumbrados com toda a qualidade apresentada em sua operação como ônibus intermunicipal, demonstrada por meio de equipamentos customizados e um conceito sofisticado na operação da Ludwigslust-Parchim”, afirma Mirko Sgodda, Chefe da área de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente da Daimler Buses.

A fim de preparar os veículos para que atuem da melhor maneira em sua operação intermunicipal, os bancos são montados sobre plataformas na parte dianteira do veículo e os passageiros podem contar com assentos confortáveis da marca Inter Star Eco com cintos de duas pontas. Além disso, os ônibus também apresentam revestimento das paredes internas em feltro, conectividade WLAN (rede local para conexão sem fio) e entradas USB para dispositivos que tornam o eCitaro ainda mais agradável para os usuários.

Os motoristas, por sua vez, contam com banco aquecido e climatizado, espelho interno com ajuste elétrico e uma divisória que passa por toda a largura da porta da cabine, mantendo-os isolados em relação ao salão de passageiros. O aumento do ângulo de entrada facilita as operações em estradas irregulares e terrenos difíceis.

Esses ônibus eCitaro apresentam vários recursos de segurança, como assistente de proteção lateral (Sideguard Assist), assistente para condução econômica (Eco Driver Feedback), que contribui para que o motorista obtenha um estilo de condução mais moderado, e câmera de ré. Destaque também para o sistema de frenagem de emergência (Preventive Brake Assist), equivalente ao ABA 5 da linha O 500 de ônibus rodoviários da Mercedes-Benz do Brasil.

O eCitaro da Mercedes-Benz tem atingido uma boa autonomia, ultrapassando 300 quilômetros em operações diárias a depender da configuração selecionada. O veículo ainda retorna para a garagem com uma capacidade restante segura de aproximadamente 15%. Isso significa que uma quilometragem de cerca de 50 a 60 mil quilômetros por ano é viável.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras