Caminhoneiro é autuado por crime ambiental ao ser flagrado com papagaio dentro da cabine
Um caminhoneiro de 28 anos de idade, que dirigia um caminhão DAF XF, foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal com um papagaio dentro da cabine do veículo na última segunda-feira, 30 de janeiro. Além do crime ambiental, também foram encontrados 44 comprimidos de anfetaminas, popularmente conhecidas como rebites dentro da cabine.
O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF no KM 271 BR 242, em Boa Vista do Tupim, distante 330 quilômetros de Salvador.
Após abordagem a carreta DAF/XF FTT 530, os policiais constataram que o seu condutor dirigiu, sem pausa, por várias horas seguidas, essa constatação se deu por meio da fiscalização no disco do tacógrafo, equipamento que registra tempo, distância e velocidade percorrida pelo veículo.
Em seguida foi realizada vistoria minuciosa no caminhão, foi quando os PRFs encontraram as cartelas de anfetaminas e um pássaro silvestre.
Ao ser questionado, o homem de 28 anos de idade informou que os comprimidos de rebite não eram dele. Sobre o papagaio, o motorista respondeu que capturou a ave numa fazenda na cidade de Roda Velha, interior da Bahia.
Diante dos fatos, foi lavrado o Termo Circunstanciado de ocorrência pelos crimes do art. 28 da Lei 11.343/2006 (Porte de Drogas) e mais o art. 29 da Lei 9.605/98 (Crimes Contra o Meio Ambiente). O papagaio foi encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente de Itaberaba.