Volvo VNL garante média de 3,61 km/l em velocidades de até 136 km/h
Uma média de consumo superior aos 3 km/h é muito boa para caminhões que transportam muitas toneladas de carga. Agora imagine isso a velocidade de até 136 km/h. É o que diz a Volvo Trucks North America, sobre o modelo VNL equipado com a tecnologia I-Torque.
De acordo com a montadora, o caminhão pode chegar a médias de 8,5 milhas por galão, ou 3,61 km/l, em velocidades entre 55 e 85 milhas por hora, cerca de 88 e 136 km/h. Isso é obtido com peso de balança, 80 mil libras, ou 36,28 toneladas, em uma configuração de 5 eixos.
O pacote I-Torque nos Estados Unidos inclui o motor Volvo D13TC (Turbo Compound), a caixa de câmbio I-Shift de 13 velocidades, com relação de eixo traseiro de 2,15, além de sistema de controle de cruzeiro preditivo I-See, que auxilia na escolha correta das trocas de marchas de acordo com a topografia das rodovias.
“O sistema I-Torque foi projetado para fornecer menor consumo de combustível, combinando as vantagens do acionamento direto com o desempenho e a flexibilidade do overdrive. Caminhões devidamente especificados estão alcançando até 8,5 milhas por galão a velocidades de 55 a 85 milhas por hora, dependendo do peso do caminhão e do terreno da rota. O motor D13TC com I-Torque deve se tornar a melhor escolha para frotistas que estão focados em cortar custos de combustível e diminuir sua pegada de carbono, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade. Os condutores adoram a tecnologia porque reduz o ruído e as vibrações, tornando a experiência de condução mais agradável”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.
Para ajudar os motoristas a usarem a tecnologia de forma mais eficiente, a Volvo lançou uma minissérie no Youtube, com o motorista veterano Joel Morrow, que já rodou mais de 4,5 milhões de milhas, que usa um VNL 760 apelidado de Purple Haze para demonstrar a tecnologia.