Caminhão elétrico consegue rodar 720 km sem precisar de recarga
A empresa Designwerk, da Suíça, realizou um feito e tanto com um caminhão totalmente elétrico, rodando por 720 quilômetros sem a necessidade de paradas para recarga.
O caminhão é um Volvo FH 6×2 que recebeu a tecnolgia da Designwerk, e foi rebatizado como Designwerk High Cab Semi 6x2T.
A viagem começou em Winterthur, perto de Zurique, na Suíça, e seguiu até Hanover, na Alemanha, com o trânsito normal.
Foram 720 quilômetros feitos em 9h37 pelo motorista Jens Bahrmann. A viagem começou com 99% de carga nas baterias e terminou com 9%. Ou seja, o caminhão ainda poderia rodar por mais umas dezenas de quilômetros.
O caminhão conta com baterias de 870 kWh de capacidade, e consome, quando engatado em uma carreta carregada, cerca de 1,35 kWh por quilômetro rodado. Nesse teste, o caminhão estava desengatado.
Recorde no Guinness
A empresa Designwerk era a Futuricum, que mudou de nome, mas tem no seu histórico um recorde de distância percorrida com uma única carga nas baterias.
Um caminhão Volvo FH equipado com um sistema elétrico da marca Futuricum/Designwerk entrou para o Guinness World Records pela maior distância percorrida por um caminhão elétrico sem parada de recarga.
A equipe responsável pelo projeto conseguiu dirigir por 1.099 quilômetros em 23 horas, sem necessidade de recarga. O veículo não é novo. Já está sendo usado por uma empresa há cerca de seis meses em operações normais.
De acordo com a Futuricum, a marca atingida prova que a mobilidade elétrica é sustentável, com eficiência energética e custo-benefício no setor de transporte, e não é um conceito de mobilidade de amanhã, mas uma realidade nas estradas do hoje.
Para o teste, o caminhão recebeu uma recarga completa nas baterias e pneus Continental EfficientPro, desenvolvidos para oferecerem uma das menores resistências ao rolamento do mercado.
Para o teste, foi usado um circuito oval perto de Hannover, que permite altas velocidades médias, que pertence à Continental. É uma pista de teste com 2,8 quilômetros de comprimento.
No total, dois motoristas completaram 392 voltas em turnos de 4,5 horas cada, a uma velocidade média de 50 km/h, que é um valor médio realista para o uso diário. Inicialmente, as condições meteorológicas não eram ideais com 14ºC de temperatura externa e apenas cerca de 23ºC de temperatura no solo. Além disso, o vento soprava a uma média de 18 km/h com rajadas de até 40 km/h.
No entanto, após pouco menos de 23 horas, o caminhão recebeu o recorde do Guinness World Records, como a maior distância percorrida por um caminhão elétrico sem parada de recarga, com 1.099 quilômetros percorridos.
O teste foi realizado com o caminhão sem carga na carroceria.