MontadorasNotícias

Grupo Iveco reutiliza o equivalente a 200 caminhões pipa de água por mês em Sete Lagoas-MG

Prática indispensável nos setores industriais, o consumo consciente da água tem ganhado cada vez mais força pelos benefícios que proporciona sob os pontos de vista ambiental, social e econômico. No Iveco Group, ações voltadas para a racionalização do uso e reaproveitamento do recurso têm sido intensificadas por meio de iniciativas de engenharia e monitoramento implementadas no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG). Todos os meses, são reutilizados cerca de 6 milhões de litros de água, o equivalente a 200 caminhões pipa. Nesta quarta-feira (22), quando se comemora o Dia Mundial da Água, reforçar o compromisso com o tema é reiterar a reponsabilidade social como um dos mais importantes pilares da corporação.

A água reaproveitada no Complexo Industrial, onde estão instaladas as fábricas da Iveco, da FPT Industrial e da IDV, recebe diferentes destinações, tais como irrigação – feita 100% a partir de reúso –, limpeza de pisos e manutenção das torres de resfriamento, que abastecem as tubulações responsáveis por manter equipamentos a baixa temperatura.

Os tanques onde são realizados os testes de navegação dos veículos de defesa, fabricados pela IDV, também são 100% abastecidos com água residuária. O reaproveitamento ajuda a economizar, todos os meses, 2,5 milhões de litros do recurso natural, quantidade suficiente para suprir as necessidades de 63 pessoas ao longo de um ano.

RECOMENDADO  Paraná lança nova fase da Operação Safra

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Irio Grossi, gerente de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) do Iveco Group para a América Latina, reforça o alinhamento da empresa com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, da ONU, cuja premissa é garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável e do saneamento para todos, incluindo melhorar a qualidade, reduzir a poluição e minimizar a liberação de produtos químicos na água.

“É fundamental adotarmos ações capazes de minimizar o impacto de nossas operações no meio ambiente. Ao diminuir o consumo de água nas nossas plantas, reduzimos nossa pegada hídrica e ajudamos a proteger as comunidades e ecossistemas locais, mantendo a forte correlação entre nossas práticas e políticas e os critérios ESG (ambiental, social e governança)”, afirma, acrescentando que a redução do consumo também intensifica a eficiência e a produtividade da fábrica.

RECOMENDADO  Iveco vende 100 caminhões S-Way Fuel Hero para o Gruppo Smet

Nos últimos quatro anos, as operações da Iveco, da FPT Industrial e da IDV, em Sete Lagoas, aumentaram em 20% o reaproveitamento de água nas atividades realizadas na estrutura, graças a ações de engenharia, conscientização e monitoramento do consumo. Duas das principais ferramentas voltadas para essa finalidade são um sistema de recírculo de água na cabine de testes hídricos dos veículos de defesa – por meio do qual 25% do recurso empregado é reutilizado – e reservatórios de água com capacidade para armazenar até 40 mil litros.

O total de água reaproveitada mensalmente pelo Iveco Group em Sete Lagoas – cerca de 6 milhões de litros – seria suficiente para abastecer um casal ao longo de 74 anos. O cálculo leva em conta a estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 110 litros por pessoa, por dia, para consumo e higiene.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading