Mais um Tesla Semi é rebocado nos Estados Unidos

Pela oitava vez, um caminhão Tesla Semi é flagrado nas estradas norte-americanas sendo rebocado por um guincho. As primeiras unidades comerciais do modelo foram entregues à Pepsico em dezembro, com a frota dividida em operações de transporte de bebidas e alimentos, pelas Pepsi e FritoLay, respectivamente.

Dentro desses três meses iniciais, algumas unidades do primeiro lote já apresentaram problemas, como vazamentos de líquidos, possivelmente do sistema de arrefecimento das baterias, e também por falta de bateria.

A Pepsico adquiriu caminhões com autonomia de 300 milhas, que totalizam 480 quilômetros. As viagens que estão sendo feitas na Frito-Lay ainda são muito curtas, com apenas 85 milhas de distâncias (136 quilômetros), já que a disponibilidade de carregadores de alta potência é pequena.

Aparentemente, o novo registro de um Semi guinchado se deu após o caminhão ter problemas na bateria, ficando sem carga para poder rodar.

Tesla Semi sendo guinchado chama a atenção nas estradas norte-americanas

Essa é a grande dificuldade na operação de caminhões elétricos. Carregados de alta potência ainda não existem com facilidade de serem encontrados. Ou seja, o caminhão tem que viajar apenas por rotas fixas, onde exista essa disponibilidade.

Dentro da FritoLay foram instalados quatro carregadores conhecidos como Superchargers, em uma área de estacionamento exclusiva para os Tesla Semi. A tomada usada no modelo é exclusiva, e não pode ser compartilhada com nenhum outro veículo elétrico.

Esses carregadores são capazes de produzir 750 kW, três vezes a potência máxima usada para carregar automóveis Tesla. 70% da carga das baterias pode ser carregada em apenas 30 minutos.

Apesar dos problemas, os operadores que usam as primeiras unidades do Semi elogiam o modelo, e os problemas e avarias em componentes descobertas agora dificilmente voltarão a ocorrer, já que a engenharia da montadora trabalha para solucionar qualquer percalço.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Mais um Tesla Semi é rebocado nos Estados Unidos

  • 13/03/2023 em 15:31
    Permalink

    Lixo sem robustez. Elétrico é ilusão, a solução pra não poluir é a captura de carbono.
    A startup Remora Carbon está certa em desenvolver outras soluções para eliminar os gases tóxicos do diesel sem demonizar o combustível nas mídias sociais (se você tem dúvida pesquisa aí “Remora Carbon Capture” e vai se surpreender).

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio