CaminhõesDestaquesMontadorasNotícias

Venda de caminhões cai 23% em fevereiro

No mês de fevereiro foram vendidos 7.825 caminhões no Brasil, uma redução de 23,4% em relação ao mês de janeiro, quando haviam sido emplacados 10.215. Na comparação com fevereiro de 2022, também houve redução, de 3,53%. No mesmo mês do ano passado, foram vendidas 8.111 unidades.

As vendas totais registradas nesse ano, somando janeiro e fevereiro, mostram uma leve alta, de 8.56% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nesse ano, foram vendidos 18.040 caminhões novos, ante 16.618 do mesmo período de 2022.

Para o Presidente da Fenabrave, o segmento teve uma antecipação de compras em 2022, antes de virada do Euro 5 para Euro 6, o que tem provocado essa volatilidade nos números.

“Já esperávamos um primeiro trimestre com essas variações, pois, neste período, os compradores podem optar por veículos adequadros às duas regras de emissões”, disse Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.

Montadoras

Entre as montadoras, o domínio segue com Mercedes-Benz e Volkswagen. As duas montadoras detém juntas 55,7% do mercado total de caminhões no Brasil. No último mês, a Mercedes-Benz emplacou 2.611 caminhões, e a Volkswagen 2.155. A Volvo foi a terceira que mais vendeu, com 1.207 caminhões novos.

No acumulado do ano, a Mercedes-Benz está na frente da VW por pouco mais de mil unidades. De acordo com a Fenabrave, a MB registra 5.648 unidades vendidas, e a VW, 4.401.

Caminhões

Entre os caminhões, o destaque continua sendo o pesado Volvo FH 540. Em fevereiro, o caminhão teve 340 unidades registradas, totalizando 1.222 vendas no ano. Apesar de manter a liderança no geral, o modelo perdeu a posição de mais vendido no mês para o DAF XF.

O DAF XF segue como segundo mais vendido no acumulado, apesar de não haver diferenciação por versão, como acontece com outras montadoras. Todas as vendas do XF, independente da potência, tipo de chassi e etc. são compiladas em um único modelo pela Fenabrave. Ao todo, o pesado holandês vendeu 1.166 unidades, com 414 vendas em fevereiro, 74 a mais do que o FH 540.

O terceiro mais vendido é o médio VM 270, também da Volvo, com 726 unidades vendidas em janeiro e fevereiro.

Veja a lista completa abaixo:

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Venda de caminhões cai 23% em fevereiro

  • MERCEDES NAO CONSEGUE AINDA CHEGAR NA VOLVO SCANIA E AGORA O DAF EM VENDAS DE PESADOS,,,, AMO A MERCEDES MAS A ACHO MUITO CARO,,,E MOTORES FRACO PARA PESADOS….SOBE MUITO BEM,,,MAS SAO FRASCOS DE RETA

Fechado para comentários.

%d blogueiros gostam disto: