Caminhão a hidrogênio chinês começa a ser vendido na Austrália
A Wisdom Fujian Motor, da China, produziu seu primeiro caminhão movido a hidrogênio recentemente. O caminhão já tem destino certo, assim como 12 mil outras unidades do pesado: A Austrália.
A Wisdom Fujian Motor assinou um memorando de entendimento em novembro de 2022 com a Pure Hydrogen e a HDrive, da Austrália, para entregar 12 mil caminhões pesados movidos a hidrogênio nos próximos cinco anos.
O caminhão é equipado com uma célula de combustível de hidrogênio que fornece potências de 110 a 400 kW, e tem autonomia máxima de mil quilômetros com um abastecimento.
O design do modelo lembra os caminhões Nikola One, dos Estados Unidos, e a cabine é construída com peças de fibra de carbono e muita tecnologia, como um sistema de visão de 360° com câmeras multissensor.
De acordo com a montadora, o conceito da cabine foi baseado nos capacetes de motociclismo mais aerodinâmicos existentes no mercado, garantindo que o veículo corte o vento de forma mais suave, reduzindo o consumo de energia.
Mesmo com o peso da célula de combustível e baterias, o caminhão chega a ser até 10% mais leve do que caminhões similares a diesel, com o uso de materiais leves na construção, como a fibra de carbono e aço inox.
Por dentro, o motorista tem um painel envolvente, central multimídia, painel de instrumentos totalmente digital e volante multifuncional, além de contar com assentos com massageador.
Inicialmente, o caminhão deve entrar em operação com a Pepsico, transportando cargas na região de Brisbane a partir de maio. A expectativa da vida útil do caminhão é de 20 anos.