Cummins vai apresentar novo motor de 15 litros e 660 cavalos de potência em maio
A Cummins anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova geração de motores de 15 litros, trazendo uma série de melhorias em relação à linha X15 atual.
De acordo com a fabricante, esse será o motor “big bore” mais avançado já apresentado pela marca, e vai aparecer em destaque na principal feira de caminhões da Austrália, em Brisbane, em maio.
O novo motor mantém a cilindrada de 15 litros, agora chamada de X15D, e terá potência máxima de 660 cavalos, com torque de 3.200 Nm. O novo bloco será 225 quilos mais leve que a geração atual, e reduz o consumo em 8%, na média.
A nova motorização também será produzida exclusivamente em versão Euro 6, e poderá usar combustíveis além do diesel, como HVO.
“Com a nova plataforma da série X, a Cummins está levando o motor de combustão interna para um nível de próxima geração, capaz de atender aos futuros padrões de emissões ultrabaixas “, disse Mike Fowler, diretor de negócios rodoviários para a Cummins Asia Pacific.
Apesar da apresentação em maio, o motor ainda não tem data para chegar ao mercado. A Cummins diz que só vai lançar o produto quando a confiabilidade e durabilidade superar as demandas dos ciclos de trabalhos dos rodotrens australianos.
Uma característica fundamental do novo X15D é a redução do peso, de 225 kg em comparação com o atual X15. O novo propulsor é construído em um bloco de ferro esculpido e tem um cárter de óleo composto, que ajudaram a emagrecer o motor, sem perder confiabilidade.
“O design exclusivo do cilindro permite pressões de pico muito mais altas – cerca de 20% mais altas do que o motor atual – e isso aumenta a densidade de potência e a eficiência geral”, destacou Fowler.
Atualmente, o X15 tem potência máxima de 615 cavalos, com torque de 2.800 Nm.
Vária unidades do motor estão em testes na Austrália, e a Cummins planeja acumular mais de 5 milhões de quilômetros em testes antes de colocar o produto à venda.
Uma pena está motorização ser tão cara e não chegar a mão dos autonomos como nos usa.aqui tudo é tão caro que vou sonhar com um caminhão destes q usa este motor daqui a dez ou quinze anos sendo otimista…
Bom a cummins tem motores maiores que esse exemplo QSK19 é usado nos roadtrens australianos desde 2008 esse motor tem mais de 17 litros e a potência dele é limitada em 800cv apenas pra atender as normas de poluentes
Ele se encaixam no sistema euro 6 e mesmas aplicações?
Volvo, Scania e Shacman beirando os 800 e Cummins comemorando 660…
Pois é, porém aqui no Brasil esse tipo de motorização tem uma demanda muito baixa,só em casos muito específicos que necessita de tanta brutalidade.